O óleo vegetal de semente de uva é a bola da vez para os cuidados da pele e dos cabelos. Já tivemos o tempo do uso do óleo mocotó de origem animal que provavelmente diz respeito a muitas histórias de família, o óleo de argan chamado ouro do Marrocos que estampava as embalagens de cosméticos de supermercado e a era do óleo de coco que se mantém até hoje. Neste cenário, o óleo de semente de uva tem ganhado espaço e caído no gosto das pessoas. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o óleo da uva não possui cheiro de uva, isto porque não é um óleo extraído da polpa da uva como é feito para a fabricação de vinho e vinagre de uva. O óleo é extraído das sementes através do processo de prensagem, portanto sem o cheiro adocicado das uvas. 

O cheiro do óleo de semente de uva é muito similar ao cheiro de óleo de girassol e portanto muitas pessoas associam a "cheiro de óleo de cozinha". É um óleo de característica física transparente, às vezes entre amarelo a amarelo esverdeado e é de sensorial fino e leve. 

 

Para que serve o óleo de semente de uva?

 

Para pensar nas propriedades do óleo de semente de uva, podemos pensar nas propriedades do vinho e aqui a palavra da vez é antioxidante. 

A pele sofre oxidação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a nossa pele é suscetível a fatores externos que alteram o metabolismo e portanto causa o chamado envelhecimento precoce. Portanto, utilizar produtos que atuem como antioxidantes é uma alternativa interessante e é aí que conseguimos entender porque existem no mercado tantos produtos para pele com óleo de semente de uva na composição. 

O óleo de semente de uva possui uma enorme quantidade de vitamina E, conhecida como tocoferol. O tocoferol é a vitamina mais antioxidante encontrada em nosso corpo. 

Além disso, o óleo de semente de uva tem um perfil de ácidos graxos similar ao óleo de girassol, sendo o ácido linoléico, o mais presente, segundo um estudo publicado na revista científica Brazilian Journal of Food Technology (BJFT). Confira todo o estudo científico do óleo de semente de uva aqui.

estudo cientifico oleo de semente de uva 

Utilizar óleo de semente de uva no corpo promove mais hidratação para a pele e também promove mais elasticidade sendo muito usado em cuidados para pele madura. 

A substância mais falada nos últimos tempos é o resveratrol. Esta substância encontrada nas uvas atua na síntese de colágeno, mantendo a pele mais firme, sendo muito eficaz  contra radicais livres. 

Outra função do óleo de semente de uva é o seu potencial anti inflamatório. Peles irritadas como aquelas com dermatites e eczemas podem se beneficiar muito deste óleo, visto que promove mais elasticidade e diminuição da secura e vermelhidão. 

Ele é um dos óleos vegetais mais utilizados na aromaterapia, como óleo carreador, ou seja, ele auxilia na diluição dos óleos essenciais sem alterar as suas propriedades. 

Nos cabelos o óleo de semente de uva também é um grande aliado. Ele pode ser utilizado para finalização capilar sendo um óleo que não penetra nos fios, mas forma uma camada protetora. 



Como utilizar o óleo de semente de uva?

 oleo de semente de uva 100% puro

Agora que já conhecemos os enormes benefícios do óleo de semente de uva, seu potencial hidratante e nutritivo para a pele e para os cabelos. A vantagem do óleo de semente de uva é que ele possui ótima absorção na pele sendo mais fácil inserir nos cuidados. 

 

Óleo de uva no rosto

 

A noite é muito comum utilizar produtos mais oleosos como séruns. Desta forma, você pode utilizar o óleo de semente de uva no rosto e dormir com ele para higienizar a pele no dia seguinte. 

Cerca de 4 a 8 gotas são suficientes para espalhar em todo o rosto. Utilize o óleo após higienização da pele. 

Outro uso do óleo de semente de uva é como demaquilante. Utilizando um algodão ou um ecopad, molhe o rosto, umedeça o aplicador com óleo e retire sua maquiagem. Retirar a maquiagem com óleos vegetais é um costume de beleza moderno muito comum entre as asiáticas. 



Óleo de semente de uva no corpo

 

Muitas massagistas utilizam o óleo de semente uva para massagens de peles do bumbum e coxas com celulite. Com a pele seca é possível fazer uma automassagem com movimentos circulares nestas regiões afetadas. 

Também é uma alternativa válida para bumbum de bebes, combatendo a vermelhidão e ressecamento. 

 

Óleo de semente de uva nos cabelos

 

É possível utilizar o óleo de uva para “hidratar” o cabelo. Neste caso dizemos que é uma reposição lipídica. As cutículas possuem uma gordura natural que as unem chamado de 18-MEA. Esta composição natural é perdida com danos do dia a dia, danos térmicos e químicos. Você pode depositar algumas gotas do óleo de semente de uva ao longo dos fios ou até mesmo fazer uma umectação, procedimento conhecido como banho de óleo . 

Outra forma de uso nos fios é adicionar uma determinada quantidade a uma máscara de tratamento, transformando-a em um produto mais gorduroso. 

O óleo de semente de uva pode também servir como carreador de óleos essenciais para aplicação no couro cabeludo, sendo interessante para quem busca crescimento capilar. É só utilizar 10mL de óleo de semente de uva e 1 gotinha do óleo essencial de tua escolha. Massagear bem o couro cabeludo para aporte sanguíneo no local. 

 

Como escolher um bom óleo de semente de uva? 

 

Por conta da disseminação do óleo de semente de uva é muito importante conhecer as características dos produtos que existem no mercado. Normalmente, buscando um óleo de semente de uva puro, você pode se deparar com produtos que na verdade são preparações cosméticas, com substâncias que muitas vezes você quer evitar. 

 

Vamos analisar um óleo de semente de uva do mercado:

benzofenona-3: é uma substância utilizada em filtros solares.

BHT: um tipo de conservante (quelante) da fórmula 

CI26100/CI47000: corantes 

Parafinum liquidum: óleo mineral 

Parfum: fragrância

Benzyl alcohol: conservante

Vitis vinifera seed oil: óleo de semente de uva

 

Note que independente de fazer juízo de valor quanto a composição ser natural ou não e questões ambientais que envolvam algumas destas substâncias, este não é um óleo puro de semente de uva. 

Este óleo irá apresentar coloracão roxa ou lilás e também cheirinho de uva. Lembrando que óleo de semente de uva, não é extraído da polpa da fruta portanto não possui odor adocicado. 

Agora você já consegue escolher um óleo de semente de uva puro para o seu uso,  pois está é uma substância versátil e muito útil para o cuidado da pele e cabelos. Substâncias naturais podem causar reações alérgicas, por isso um teste de toque pode ajudar a evitar problemas. 

Você já conhecia o óleo de semente de uva? Conta pra gente nos comentários e os seus resultados!