Muita gente tem alergia a batons convencionais devido a inserção de alguns ingredientes sintéticos constantes nas fórmulas de maquiagem. Por conta disto, muitas mulheres têm buscado tutoriais de como fazer batom em casa, de uma maneira simples e natural, promovendo hidratação para os lábios e uma corzinha saudável que toda mulher ama muito!

 

Por conta disso, desenvolvemos uma receita simples e com ingredientes naturais que podem ser utilizados com a maior segurança possível para você iniciar sua jornada com cosméticos naturais

Fazer batom em casa é mais fácil do que você imagina.


Escolhas dos Ingredientes 

Desenvolvemos uma receita de ingredientes para você fazer o seu batom. Porém é possível fazer substituições conscientes desde que você conheça a função de cada ingrediente desta fórmula. 

Cera

A cera promove para o batom uma forma rígida que não pode ser atingida somente com manteigas. Por isso é importante que você utilize uma cera para fazer o teu batom. Nesta receita utilizamos cera de candelila, mas você pode utilizar carnaúba ou até cera de abelha, caso não haja problema com uso de ingrediente animal.

 

Manteiga vegetal

Promover mais emoliência ao batom. Aqui usamos manteiga de manga, que possui um ótimo deslizamento, mas caso você precise pode usar manteiga de cacau ou karité.

 

Óleo vegetal

O óleo é utilizado para trazer ainda mais emoliência para este batom. O óleo de coco é uma ótima opção para lábios secos e rachados. Você pode utilizar também óleo de palmiste, coco babaçu ou licuri. 

 

Óleo essencial

O óleo essencial não só dará a este batom caseiro um odor mais agradável como também proporcionará tratamento para os lábios. Utilizamos na receita o óleo essencial de gerânio, que reduz inflamações e possui um agradável aroma floral.

 

Pigmento vegetal ou mineral

É importante saber como colorir seu batom naturalmente e muitos destes ingredientes podem ter em sua cozinha! Caso você não tenha costume de utilizar os ingredientes abaixo, você pode encontrá-los em casas de cereais a granel.

Nesta receita utilizamos pó de urucum, mas você pode utilizar outros pigmentos naturais. 

 

Confira abaixo algumas opções:

  • Para cor marrom, use pó de cacau. 
  • Para uma tonalidade rosa, use argila rosa
  • Para uma tonalidade rosa mais profundo, utilize pó de beterraba
  • Se deseja um amarelo, pode utilizar cúrcuma
  • Para um verde, use spirulina

 

Outra opção interessante para dar cor aos batons sao as micas, minerais que promovem pigmentacao e brilho para os batons. 

 

Forma e embalagens para fazer batom em casa

 

É possível encontrar opções de formas para fazer batom em algumas plataformas de compras como a Shopee, buscando por formas oumoldes de silicones para fazer batom. 

Também é necessária a embalagem para fazer o que na indústria chamamos de ˜batom de bala˜. Aquela embalagem que sobe e desce com o batom, também pode ser adquirida em plataformas como Mercado Livre. 

 

Receita de batom em casa

 

  • 1 colher de chá de cera de candelila ou carnaúba
  • 1 colher de chá de manteiga de manga
  • 1 colher de chá de óleo de coco
  • 1/4 de colher de chá de pó de urucum 
  • 1 gota de óleo essencial de gerânio

 

Passo a Passo receita de batom

 

Junte a cera de candelila, a manteiga de manga e o óleo de coco em um recipiente para derreter em banho maria. Assegure-se que todos os ingredientes foram completamente derretidos, principalmente a cera que demora mais para derreter. 

Após o derretimento, misture tudo com uma colher limpa e retire da fonte de calor. Acrescente o pó de urucum e misture novamente. Espere esfriar um pouco mas não totalmente e coloque a gota de óleo de gerânio. Misture um pouco mais para homogeneizar e use a forma para receber o conteúdo do batom. 

Coloque a forma na geladeira e após 3 horas o batom estará pronto. 

 

Quer uma receita ainda mais profissional? confira neste vídeo: