Nossa história com a espuma é muito mais cultural do que nós podemos imaginar. O fato é que nos acostumamos muito com a sensação de limpeza que a espuma nos dá. Hoje, é sabido que a espuma não é a única alternativa na hora de higienizar os fios e diversos métodos alternativos e mais naturais estão se difundindo mundo afora.

Um desses métodos é o Waler Only, uma técnica de lavagem do cabelo apenas com água. Ele surgiu como um desdobramento do No Poo, que foi criado pela cofundadora da marca Deva Curl, Lorraine Massey, e difundido em seu livro Manual da Garota Cacheada. O No Poo abole o uso de sulfatos na limpeza do cabelo, pois estas substâncias agressivas removem todo o sebo natural que o couro cabeludo produz. No lugar desses ativos, defende-se utilizar produtos mais naturais, como sabões naturais, bicarbonato de sódio (muitos divergem sobre a eficácia e segurança deste composto nos fios), vinagre, extratos botânicos e uma série de alternativas.

Poluição no Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus (SP). Agentes espumantes que saem dos esgotos das residências, causam o fenômeno. Aí pode estar o seu shampoo.

Já o Water Only vai um pouco mais além. Visando manter a hidratação, o brilho e a saúde dos cabelos, a limpeza é feita apenas com água (nada mais natural que água, certo?). Neste método, toda hidratação fica a encargo da oleosidade produzida pelo próprio corpo. De quebra, a técnica ajuda a reduzir o impacto ambiental do uso de cosméticos que lançam substâncias químicas prejudiciais aos mananciais de água, poluindo o planeta.

O Water Only pode servir para qualquer tipo de cabelo, dos mais ressecados aos mais oleosos (evita o efeito rebote). Também pode ser utilizado em qualquer textura, do liso ao crespo.

Para seguir a técnica de lavagem somente com água, é primordial a utilização de produtos naturais no dia a dia, evitando os industrializados, já alguns compostos químicos tendem a impregnar nos fios. Dê preferência, portanto, a produtos orgânicos, isentos de ingredientes sintéticos e repletos de extratos e óleos vegetais.

Cabelos com brilho natural após Water Only.

PARA COMEÇAR


Antes de iniciar a técnica, certifique-se que seu cabelo está bem limpo, ou seja, sem resíduos de produtos, óleos, caspa ou irritações. Se sentir necessidade, faça uma última lavagem com um xampu.

Se era de costume utilizar produtos naturais para No Poo, como máscaras, condicionadores e finalizadores, possivelmente não haverá necessidade do xampu antes de iniciar o Water Only.

PASSO A PASSO:

  1. Ainda com o cabelo seco, massageie bem o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso também ajuda a distribuir a oleosidade natural por toda a raiz e a desprender células mortas e sujeiras do couro.
  2. Debaixo do chuveiro, com água quente ou morna, molhe bem todo o cabelo, garantindo que todas as mechas estejam encharcadas, Massageie o couro cabeludo suavemente.
  3. Ainda debaixo do chuveiro, penteie os fios com os dedos ou com uma escova de dentes largos. A água ajudará a desembaraçar os fios e a distribuir a oleosidade por toda a extensão dos mesmos.

WATER ONLY DÁ CERTO?

Óleos são ótimos para os nossos cabelos. Eles são tão bons que nosso couro cabeludo produz de forma natural. O Water Only aproveitará os benefícios do sebo produzido pelo corpo, deixando os cabelos saudáveis e nutridos.

  • Protege o couro e os fios contra danos externos
  • Retém a hidratação natural, evitando a sua perda
  • Evita formação de nós de fada
  • Estimula o crescimento devido a massagem
  • Doa brilho e a vivacidade aos fios
  • Combate o efeito rebote (aumento da oleosidade devido ao uso de agentes limpantes mais agressivos)

PRODUTOS INDICADOS PARA WATER ONLY

Com o tempo, você sentirá utilizará cada vez menos produtos, pois o próprio sebo, quando distribuído bem por todos os fios, servirá de um hidratante e selante natural. Para tratar dos cabelos, opte por produtos com base de extratos vegetais e não use condicionadores, máscaras nem finalizadores que contenham silicones, pois a água não é capaz de removê-los sozinha. Abuse de produtos mais naturais possíveis.

Uma necessidade para cacheados e crespos é a finalização. Para finalizar, utilize produtos naturais sempre. Você pode optar por produtos artesanais, itens de marcas naturais ou até receitas caseiras como gel de fécula de tapioca ou semente de linhaça dourada. Produtos industrializados comuns podem causar acúmulos no couro e fios. O bom de produtos naturais é que são utilizados de várias formas. Você encontrará diversos usos para condicionadores e máscaras.

Produtos disponíveis no site Meu Cabelo Natural: www.meucabelonatural.com.br