A umectação capilar, também chamada de banho de óleo, é um tipo de cuidado comum na Índia com o intuito de tratar o couro cabeludo, tratar os cabelos e promover relaxamento. Quem de nós nunca reparou nos longos cabelos das indianas, não é mesmo? :)

Aqui no ocidente, os óleos vegetais se popularizaram em substituição a óleos de origem petroquímica e animal e estão sendo utilizados como passo importante do cronograma capilar, para combater o ressecamento e proporcionar maciez aos fios. 

Continue a leitura e descubra tudo sobre a umectação e como usar a técnica no seu cabelo! 

O que é umectação?

Apesar de não ser o termo adequado já que na cosmetologia umectar significa devolver componente aquoso, a umectação ficou popularmente conhecida como banhar o cabelos com óleos. 

Desta forma, a técnica tem como princípio aplicar óleo nos cabelos em maior quantidade, proporcionando para estes fios, enorme carga oleosa. Para as adeptas do cronograma capilar, este tipo de tratamento entra na fase de nutrição capilar.

Quais as vantagens da técnica? 

Os cabelos são naturalmente ricos em lipídios, tanto na junção da sua cutícula, como em seu interior. Desta forma, a umectação com óleos vegetais é uma forma de fazer reposição lipídica, oferecendo para os cabelos o que já é naturalmente presente nele e que pode por algum motivo, estar em baixa quantidade.

Cabelos longos costumam ter as pontas mais ressecadas. Cabelos descoloridos perderam em grande parte seu componente oleoso natural e cabelos cacheados e crespos, por conta de sua estrutura espiralada, são naturalmente mais secos. 

A umectação pode então trazer mais brilho, maciez, hidratação e saúde para todos estes tipos de cabelos. 

Como fazer a umectação

  1. Escolha um óleo vegetal ou manteiga vegetal de acordo com a necessidade do seu cabelo
  2. Divida os cabelos em mechas de aproximadamente 2 a 3 cm. 
  3. Aplique ao longo das mechas quantidade suficiente de óleo 
  4. Enluve de cima para baixo. 

Dicas para uso

Você pode aproveitar a umectação e fazer um tratamento do couro cabeludo, diluindo 2 gotas de óleo essencial ao óleo vegetal que será aplicado.

Para utilizar manteigas, será necessário aquecê-las em banho maria. O aquecimento faz a manteiga se transformar em um óleo. Desta forma é possível utilizá-la.

É possível também aquecer levemente o óleo em banho maria, tal como os tratamentos indianos, aproveitando os seus benefícios. Em nosso Instagram, disponibilizamos um vídeo que ensina como usar manteigas vegetais, assista e garanta fios ainda mais nutridos e saudáveis!

Atenção ao escolher seu óleo vegetal!

Muitos óleos vegetais na verdade são vendidos como uma mistura de silicones, óleos minerais e outros emolientes não vegetais. Falando nos óleos minerais e silicones, criamos um post sobre o petrolato, saiba como identificar o componente nos produtos e faça escolhas mais saudáveis para sua rotina de autocuidado!

Para um processo de umectação bem feito e que vá trazer resultados, verifique sempre no rótulo a composição. 

11 óleos vegetais e manteigas vegetais para umectação:

São inúmeros óleos vegetais que você pode utilizar de acordo com a necessidade dos seus cabelos. Incluímos também algumas manteigas nessa lista, mas em outro post confira tudo sobre as manteigas vegetais e saiba como aplicar!

Pronta para escolher e começar o seu tratamento? 

Azeite de Oliva

Com enorme carga oleosa, este óleo é muito utilizado para umectação dos cabelos, podendo ser utilizado em diversos tipos de cabelo, não sendo indicado somente para cabelos muito finos. 

Óleo de Abacate

Nos cabelos o óleo de abacate é ideal para situações de muito ressecamento capilar. 

Óleo de Argan

O óleo de argan é original do Marrocos, sendo um dos mais poderosos para cabelos muito danificados por descoloração ou químicas de alisamento. Devido ao seu alto custo, pode ser utilizado por meio de gotas dentro de um óleo vegetal de valor mais baixo. 

Óleo de coco

Ao contrário do que muitos acham, o óleo de coco não é vilão, viu?! :) Ele é um óleo muito utilizado em cabelos com danos químicos já que possui grande aderência a fibra capilar, protegendo a parte interna de cabelos com cutículas muito danificadas. 

Em locais mais frios, ele costuma endurecer, sendo necessário um aquecimento em banho maria antes de utilizá-lo.

Óleo de girassol

É muito importante não utilizar o óleo de cozinha. Este óleo de cozinha não possui propriedades específicas, visto que passa por processos maiores de refino. O óleo vegetal de girassol é ideal para cabelos com danos químicos e possui uma textura muito leve. 

Óleo de Jojoba

Óleo super leve, utilizado para cuidados em todos os tipos de cabelos. Original da américa do norte, devido ao seu alto custo, deve ser diluído em óleos mais baratos para tratamentos de umectação capilar. 

Óleo de semente de maracujá

Este óleo vegetal é super leve, podendo ser utilizado por diversos tipos de cabelos, inclusive os mais finos. Também utilizado para aplicações no couro cabeludo. 

Óleo de semente de uva

Este óleo leve é utilizado para cabelos com danos químicos como descolorações, uma ótima opção para pontas. 

Óleo de rícino 

Este óleo deve ser utilizado no couro cabeludo como um auxiliar do crescimento. Para utilizá-lo no comprimento, devido a sua alta viscosidade, ele deve ser diluído em outro óleo vegetal. 

Manteiga de Karité

Esta manteiga africana é um poderoso tratamento para cabelos com muito ressecamento. Muito utilizada em cabelos com mais curvaturas, ou seja, cabelos cacheados e crespos.

Manteiga de cupuaçu

Cabelos mais ressecados se beneficiam muito da manteiga de cupuaçu. Além disso ela possui um incrível benefício antioxidante, sendo responsável por manter a cor dos cabelos. 

E então, viu só como existem diversos óleos para a umectação? Esperamos que com essas dicas e explicações sobre a importância da técnica, você consiga escolher o melhor óleo para aplicar no seus fios!

Aproveitando a sessão de autocuidado, confira também nossas dicas especializadas de cosméticos naturais para a pele e volte para nos contar o que achou!