Cremosas e ricas em nutrientes, as manteigas vegetais são utilizadas há muito tempo nos cuidados cosméticos. Elas podem adicionar nutrição as formulações para quaisquer tipos de pele ou cabelos. Podem ser adicionadas em cremes caseiros para melhorar a ação condicionante, mas também podem ser usadas puras para tratamentos in natura. 

O que é manteiga vegetal?

Manteiga vegetal é uma gordura extraída de sementes oleaginosas de plantas que possuem as mesmas propriedades emolientes de óleos vegetais. Mas ao contrário dos óleos vegetais, que são líquidos fluídos em temperatura ambiente, as manteigas vegetais são cremosas ou sólidas.

Algumas manteigas vegetais são eficazes no tratamento de feridas cutâneas, pois têm impacto positivo no processo de cicatrização da pele por suas propriedades nutritiva, anti-inflamatória, antioxidante além de aumentar a síntese de colágeno, estimulando a reconstrução do tecido da pele e criando uma barreira lipídica protetora contra o ressecamento e ações do ambiente.

As manteigas ficaram muito populares como ingredientes cosméticos também para produtos capilares por seus benefícios para os cabelos como: proteção contra o ressecamento, efeito condicionante, adição de brilho e melhora na textura dos fios, tornando-os mais macios ao toque.

Quais são as manteigas vegetais?

  • Manteiga de Abacate (Prunus Armeniaca Kernel Oil, Hydrogenated Vegetable Oil)

A manteiga de abacate é usada para amaciar/hidratar e restaura a elasticidade da pele. Não é pegajoso ao toque e atamente hidratante para os cabelos, pois contém gorduras mono-saturadas facilmente absorvidas pelos cabelos, condicionando profundamente.

  • Manteiga de Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum Seed Butter)

Manteiga original brasileira da árvore Amazonense. Há anos a manteiga de cupuaçu é utilizada por tribos indígenas na saúde da pele. Altamente nutritiva para pele e para os cabelos. 

  • Manteiga de Manga (Mangifera Indica Seed Butter)

Manteiga de textura macia, cremosa e hidratante. A manteiga de manga é repleta de nutrientes como antioxidantes flavonóides, vitaminas A e C, vitamina B6, potássio e magnésio.

  • Manteiga de Murumuru (Astrocaryum Murumuru Seed Butter)

Outra rica manteiga brasileira que providencia maciez e hidratação nos cuidados com a pele e cabelos. A manteiga de murumuru é um ótimo substituto para o silicone sintético, pois tem a textura mais sequinha.

  • Manteiga de Karité (Butyrospermum Parkii Butter)

Manteiga de origem africana altamente emoliente. Atualmente a manteiga de karité é a mais usada na indústria cosmética. Contém propriedades cicatrizantes e rejuvenescedoras, é anti-inflamatória e protege os cabelos contra o ressecamento.

  • Manteiga de Ucuuba (Virola Sebifera Nut Oil)

Mais uma manteiga brasileira muito eficiente no tratamento de pele e cabelos secos. É rica em ácidos graxos importantes para a saúde da pele. A manteiga de ucuuba possui coloração forte, marrom e odor caracteristico e sua textura é mais densa.

  • Manteiga de Tucumã (Astrocaryum Vulgare)

"A manteiga de tucumã possui alta concentração em Ômega 3, 6, 9 e beta caroteno, excelente hidratante, regeneração de cabelo danificado quimicamente." (Amazon oil).

  • Manteiga de Bacuri (Platonia Insignis)

"Contem ácido palmitoléico, penetra rapidamente a pele (tripalmitina); capaz de tirar manchas da pele." (Amazon oil). Além disso, a manteiga de bacuri contém um amnoácido que é uma ótima fonte de enxofre, essencial para saúde da pele, dos cabelos e até das unhas.

  • Manteiga de Urucum (Bixa Orellana)

O urucum é uma planta conhecida da floresta tropical amazônica e muito utilizada também por povos indígenas por suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Nos cabelos, a manteiga de urucum ajuda a reparar os fios danificados e protege os cabelos dos raios UV.

  • Manteiga de Buriti (Mauritia Flexuosa)

Manteiga amazônica muito utilizada no tratamento de queimaduras. Possui leve fator de proteção contra raios UV, usada em conjunto com protetor solar ajuda no bronzeamento da pele. Rica em ácidos graxos e pró-vitamina A, a manteiga de buriti nutre os cabelos profundamente.

 

Como usar manteigas vegetais?

As manteigas vegetais são muito usadas na indústria cosmética como ingredientes para cremes e loções. Mas você pode utilizar as manteigas em seu estado puro. Normalmente elas são sólidas, mas caso não possam ser usadas desta forma, devem ser derretidas em um forno micro-ondas ou no fogão em banho maria até adquirirem uma textura de oleo. Algumas manteigas como karité e manga são mais cremosas e podem ser derretidas com o próprio calor das mãos. Friccionando a manteiga nas palmas das mãos ela já se torna um excelente hidratante para a pele ou umectante capilar.

Lista de usos da manteiga vegetal:

- Recuperação de pés secos ou rachaduras

- Umectação capilar (o conhecido banho de óleo)

- Massagem para alívio de dores e artrites

- Protetor labial

- Hidratante corporal

- Como tratamento reparador de pontas

- Ingrediente para cremes e loções

- Condicionante natural para cabelos

- Amaciador e rejuvenescedor para a pele ressecada de joelhos e cotovelos

- Melhorar a consistência de cosméticos

A lista de uso das manteigas vegetais é bem longa, mas para você ter uma ideia de como usar manteiga vegetal nos seus cosméticos, deixamos aqui uma receita super hidratante de manteiga corporal com manteiga de cacau, óleo de coco e litsea cubeba:

Receita de Manteiga Corporal de Cacau

Ingredientes

90g de manteiga de cacau

40ml de óleo de amêndoas doce

30ml de óleo de coco extravirgem

2ml de óleo essencial de litsea cubeba

5 gotas de óleo essencial de vetiver

 

Modo de Fazer

1. Aqueça a manteiga de cacau e o óleo de coco em um recipiente de vidro ou cerâmica até derreterem completamente.

2. Em seguida misture em outro recipiente o óleo de amêndoas doce e os óleos essenciais e deixe reservado.

3. Esfrie a manteiga derretida na geladeira por 5 a 10 minutos, ou até você notar que esfriou um pouco.

4. Adicione o óleo de amêndoas doce com os óleos essenciais à manteiga derretida e misture bem.

5. Deixe a manteiga esfriar por mais 10 ou 20 minutos, checando a cada 5 minutos para misturar e assim evitar empedrar a mistura derretida.

6. Quando a manteiga estiver em um estado quase sólido, mas bem antes de ficar completamente duro, você vai precisar usar um mixer.

7. Misture com um mixer em velocidade alta por 5 minutos, até a mistura ficar leve e macia.

8. Transfira a mistura pronta para um pote com tampa. Antes de transportar, deixe a mistura esfriar por mais 10 minutos.

9. E sua manteiga corporal está pronta! Para utilizá-la basta aplicar na pele limpa e seca e massagear até que seja absorvida completamente.

 

Qual a melhor manteiga vegetal para os cabelos?

  • Manteiga de Karité: Conhecida mundialmente por suas propriedades emoliente e lubrificante, adicionando brilho e maciez aos cabelos mais secos, melhorando a textura natural dos fios e facilitando o desembarace.
  • Manteiga de Cupuaçu: Tem alta capacidade de absorção de água, muito superior até do que a manteiga de karité, sendo altamente nutritivo e um grande aliado dos cabelos crespos, ondulados e cacheados mais secos.
  • Manteiga de Manga: Tem uma textura cremosa e fácil de aplicar, pode ser derretida nas mãos. Repleta de ácidos graxos essenciais para ter cabelos brilhantes e nutridos.
  • Manteiga de Murumuru: Ela age nos cabelos como se fosse um silicone natural, sendo um excelente condicionante, amaciando os cabelos, mas sem causar acúmulo nos fios.

Preparamos essa listinha com as manteigas mais procuradas para cuidados dos cabelos, embora todas as manteigas vegetais possam ser utilizadas tanto nos cabelos quando na pele de maneira multifuncional.

Como usar manteiga vegetal nos cabelos?

O uso mais tradicional da manteiga nos cabelos é derrete-la e utilizá-la na sua umectação capilar como se fosse um óleo vegetal. Mas existem muitas receitas criativas para utilizar a manteiga vegetal nos cabelos, como esta hidratação com manteiga de karité por Giovanna Oaken do blog Cachos da Gi. 

Ingredientes

4-6 col. sopa de mingau de amido de milho

1-2 col. chá de manteiga de karité

1-2 tampinhas de glicerina vegetal

Modo de fazer

1. No mingau ainda quente, misture a manteiga de karité para que ela derreta e misture bem.

2. Depois de esfriar, adicione a glicerina e misture bem.

3. Se o mingau tiver engrossado, bata no mixer ou no liquidificador para obter a consistência de um creme.

4. Aplique nos cabelos limpos, massageando bem e enluvando.

5. Coloque uma touca e deixe agindo por pelo menos 30 min.

 

Creme natural para os cabelos com manteiga vegetal

Na receita da Giovanna ela utilizou o mingau de maizena como base para a mistura, mas você pode utilizar um creme neutro vegetal como base, é fácil e mais prático:

Ingredientes

Manteiga Vegetal

Creme capilar base neutro vegetal

Modo de fazer

1. Para usar a manteiga com o creme neutro você deve primeiro aquecer a manteiga para derretê-la, seja em um micro-ondas ou no fogão em banho-maria. Para um cabelo médio, três colheres de manteiga devem bastar.

2. Depois que a manteiga derreteu, espere esficar um pouco antes de manuseá-la.

3. Em seguida separe a quantidade que você vai utilizar de um creme base neutro em outro recipiente.

4. Adicione a manteiga derretida no recipiente com o creme e mexa bastante até ficar homogêneo e ao final estará pronta a sua mistura!

Agora você tem um creme de tratamento pronto e natural, você ainda pode adicionar óleos essenciais, extratos e óleos vegetais á mistura para criar uma máscara ainda mais completa.

 

Para que serve manteiga vegetal?

Manteigas vegetais são hidratantes, ajudam a proteger a pele e os cabelos, além de serem ricos em nutrientes benéficos e perfeitos para serem usados como ingredientes em misturas cosméticas, aromaterapia, spa e massagens.

As manteigas vegetais possuem muitas propriedades para formulações cosméticas. Sua rica textura, garante aos produtos melhor viscosidade, e estabilidade de emulsões, facilitando a aplicação, além de seus benefícios hidratantes para cabelos secos, opacos ou pele seca.

Elas melhoram as texturas de cremes, encorpando a mistura. Isso torna as manteigas excelentes para fabricação de emulsões, balms e cremes para pele assim como para os cabelos em máscaras capilares.

Elas têm alto potencial hidratante, nutritivo, reparador e suavizador. Também são muito úteis em produtos feitos com o objetivo de proteger a pele do vento, como balms labiais. São eficientes para retardar o envelhecimento da pele, pois a função deles é a de manter a hidratação.

Elas fortalecem a camada hidro lipídica da pele, que melhora a elasticidade. Protege de agressões externas e ajuda a reduzir o envelhecimento progressivo da pele.

Manteigas vs. Óleos vegetais

Manteigas vegetais contém quantidades significantes dos ácidos graxos que não são absorvidos tão facilmente pela pele. Eles permanecem na superfície da pele. Portanto são mais pesados que os óleos vegetais e, portanto, não são recomendados para o uso no couro cabeludo.

Na pele as manteigas vegetais são mais potentes que os óleos vegetais na proteção da pele e retenção de água, formando uma barreira lipídica que permanece na superfície da pele por mais tempo do que os óleos. O que pode ser notado pela textura naturalmente sólida das manteigas.

Como é feita a manteiga vegetal?

Polpa, castanhas, sementes do qual a manteiga é feita é primeiro prensado ou macerado para extrair a gordura. Algumas manteigas vegetais, como a de abacate, são obtidas através da mistura de uma gordura vegetal hidrogenada com o óleo vegetal para torna-lo sólido.

O refinamento de manteigas, assim como dos óleos vegetais, garante maior durabilidade do produto e evita a oxidação responsável por deixar a manteiga rançosa. Também regula a cor e o cheiro.

 

Você tem alguma forma de usar manteigas vegetais? Comente aqui em nosso texto!

 

Procurando manteigas vegetais para o cabelo e manteigas vegetais para a pele? Encontre todas as manteigas vegetais aqui.