Foto por maristock by Freepik

 

Para você que ainda não conhece, as gelatinas capilares ganharam muito espaço no mundo das cacheadas, crespas e onduladas. O objetivo de qualquer gelatina é aumentar a definição dos cachos e das curvaturas e manter as mechas unidas da raiz às pontas. Aqui você pode descobrir tudo sobre elas.

O que é gelatina capilar?

A gelatina capilar é um finalizador com textura semelhante ao gel. Existem gelatinas de fixação mais forte ou mais suave, para todos os gostos, cada uma delas com suas características. A gelatina é super eficiente para cabelos cacheados, ondulados e crespos. Elas ficaram populares com as técnicas no poo e low poo para fixar a definição do cabelo. Quando as cacheadas começaram a utilizar gelatinas, os formuladores passaram a retirar da composição ingredientes derivados de petróleo como parafinas e óleo mineral ou substâncias que causam ressecamento e incluindo ativos mais umectantes. 

Qual a diferença entre GEL e gelatina capilar?

A gelatina, diferente do gel, ganhou espaço como modeladora e selante para cabelos cacheados nas técnicas no e low poo. Por isso, ela costuma ter mais ingredientes naturais derivados de plantas que são benéficos para os cabelos, como gel de babosa (aloe vera) óleos e extratos vegetais além de proteínas e colágeno que ajudam a proteger a estrutura do fio e a selar a hidratação nos cabelos. Em relação ao gel, a gelatina também tem menos chances de causar acúmulo nos cabelos, os conhecidos “floquinhos brancos”. 

O gel normalmente é feito com base em uma composição mais simples, com o único intuíto de obter fixação. Era muito utilizado pelo público masculino para fixar os cabelos. No entando, novos géis estão sendo desenvolvidos com uma composição mais umectante. No geral, costuma ser diferente da gelatina por trazer fixação maior e apresentar uma textura mais densa. 

Como usar a gelatina capilar?

Passo 1: No dia de lavagem, depois de lavar os cabelos e fazer o seu tratamento, saia do banho sem secar os cabelos. Deixe seu cabelo encharcado!

Passo 2: Antes de aplicar a gelatina, vire o cabelo todo para baixo. Isso ajudará a distribuir uniformemente o produto por todo o cabelo. Você pode aplicar somente a gelatina nos cabelos ou usá-la em conjunto com um óleo vegetal e/ou um creme leave-in. O que é melhor? Faça o teste com formas diferentes gelatina, ou leave-in com gelatina e observe o que o seu cabelo gosta mais. 

Passo 3: Distribua uniformemente a sua gelatina mecha a mecha, fazendo movimentos de fitagem e depois amasse das pontas até a raiz do cabelo, enquanto observa o barulho "check, check". Você também pode utilizar outras técnicas como o dedoliss.

Dedoliss: Basta pegar uma parte da mecha de cabelo em que você trabalhou com gelatina e torcer em torno de um ou dois dedos, dependendo de quão largo você deseja que o cacho se forme.

Passo 4: Para remover o excesso de água amasse o cabelo molhado com uma camiseta velha de algodão ou toalha de microfibra. Tudo para evitar o frizz. 

Passo 5: Depois você pode usar um difusor para secar completamente ou deixar seus cachos secarem ao ar!

Durante o processo de secagem, a gelatina, assim como o gel, endurece ao redor dos cachos, criando um molde. Isso na verdade é uma coisa boa, mas se você não souber o que é e o que fazer com o cabelo depois, ser cabelo ficará tão fixo a ponto de ficar duro e você pode achar que a gelatina é ruim para seu cabelo. Segundo Sabrina Perkins, escritora do livro Natural Hair For Beginners (Guia do Cabelo Natural para Iniciantes) e fundadora do blog seriouslynatural.org, o molde de gelatina protege a forma dos seus cachos, mas é muito suscetível a quebra devido à manipulação física, como pentear, tocar e condições de vento. É por isso que desencorajamos tocar em seu cabelo depois de modelá-lo com a gelatina. Quanto mais você toca em seu cabelo, mais provável é que você perturbe os cachos, crie frizz e perca a definição.

Passo 6: Agora com os cabelos completamente secos é hora de remover o fixador excessivo da gelatina para liberar o cabelo da barreira protetora. Simplesmente quebre o molde amassando levemente de baixo para cima. Você pode adicionar algumas gotas do seu óleo favorito nas mãos para evitar que elas causem fricção no cabelo e perturbem os cachos.

Você também pode usar um pente garfo nesse processo, ele ajuda a levantar os cachos da raiz para dar volume ao cabelo.

Gelatina revitalizadora de cachos

Gelatina e água. Isso é tudo que você precisa para revitalizar seus cachos, crespos ou ondas naturais com esta receita do blog Naturally Curly. É melhor ter um borrifador que cubra áreas maiores. Escolha uma gelatina que seja boa para seus cachos.

1. Comece seccionando o cabelo em mechas menores.

2. Prenda cada mecha com uma presilha e aplique água com seu spray na primeira seção, o suficiente para umedecê-la.

3. Em seguida, aplique uma quantidade de gelatina do tamanho de uma moeda na mecha, enluvando todo o comprimento e apertando contra a raiz.

Às vezes, é mais fácil revestir as mãos com o gel para cada mecha. Certifique-se de não esfregar o couro cabeludo ou puxar qualquer parte do cabelo ao aplicar. Repita esse processo em todas a mechas. Em seguida você pode apertar os cachos com uma camiseta de algodão para retirar o excesso de água.

Para que serve a gelatina no cabelo?

A gelatina na verdade ajuda a manter os cachos em sua formação natural até que o cabelo seque, ao mesmo tempo que protege o cabelo de elementos externos como vento, sol e umidade. A maioria das gelatinas tem uma fixação suave em relação aos géis e menor sensação de rigidez. Você não apenas terá cachos mais leves, mas também totalmente hidratados e sem frizz que podem durar no segundo, terceiro ou mesmo quarto dia sem levar.

É verdade que gelatina é bom pro cabelo?

Uma boa gelatina vai deixar o cabelo definido e brilhante com uma fixação adequada. Estas gelatinas possuem boa qualidade devido aos ativos botânicos, o que significa que em sua maioria utiliza ingredientes naturais derivados de plantas que se enxaguam facilmente com água e não requerem um shampoo agressivo para lavar os resíduos. Estes ingredientes são os extratos vegetais diversos e óleos vegetais também. 

AS VANTAGENS DA GELATINA

1. Melhora a definição

A gelatina ajuda a dar forma e a manter a definição, formando uma película no cabelo que cria ligações físicas entre os fios, dando brilho e mantendo-os no lugar para que não se “espalhem”. Isso cria o efeito perfeitamente definido e com menos volume tão frequentemente desejado por cacheadas. Mas apesar disso a gelatina também pode conferir volume ao cabelo se quiser, basta afastar os cachos da raiz com os dedos ou com o auxílio de um pente garfo.

2. É versátil

Você pode fazer muito com a gelatina! Você pode amassar seus cachos para uma definição mais solta, enrolar nos dedos para cachos elásticos e firmes, selar as pontas somente amassando para combater o frizz depois do seu leaven-in, usar nos cabelos secos no dia seguinte como day-after e muito mais! Atenção para as gelatinas para day-after, pois elas são mais leves que as de styling. 

3. Combate o frizz

Gelatina é ótima para definir e manter os fios unidos, reduzindo o frizz. O chamado frizz surge justamente por uma "eletricidade" excessiva. A gelatina é útil para dar peso e unir estas ondulações dos cachos. O que pode ser muito importante para pessoas de cabelos finos que são naturalmente muito leves e sofrem com frizz. 

4. Sela a hidratação nos fios

Uma gelatina com bons ingredientes como óleos vegetais tem a capacidade de envolver o fio com uma película protetora que vai evitar a perda de água. Isso acontece pelo potencial nutritivo dos óleos em conjunto com a barreira física que a gelatina providencia. Cabelos crespos se beneficiam muito das gelatinas, devido a sua maior porosidade natural. 

5. O penteado dura mais tempo

Alguns podem até não gostar do molde que a gelatina forma do cabelo que deixa bem durinho, mas é este molde o  responsável por garantir aquela definição que não vai se perder durante o dia ou mesmo depois de uma boa noite de sono. Dependendo da consistência da sua gelatina você pode conseguir de 1 até 4 day afters.

6. Tem bom caimento

A gelatina pode ser ótima por si só. Ela tem um caimento leve que não corre o risco de ‘engordurar’ os fios. Mas ela também pode ser usada em conjunto com um creme ou óleo quando você quiser um caimento mais pesado, com menos volume.

Gelatina e transição capilar

A jornada de transição para o cabelo natural vem com altos e baixos e cada pessoa tem seu tempo de transição. Embora o resultado final seja extremamente gratificante (todas nós do Meu Cabelo Natural passamos por isto em algum momento de nossas vidas), há muitos desafios, e um deles é entender e aprimorar a definição natural do seu cabelo, seja ele cacheado, ondulado ou crespo.  

Para quem opta por usar seus cabelos cacheados ou crespos naturais ao invés de estilos alisados ​​ou manipulados com ferramentas de calor para alisamento, a gelatina pode ser uma coisa maravilhosa. Se você estiver no caminho, fazendo uma transição capilar totalmente saudável para seu cabelo, usar um produto estilizador como a gelatina só irá evidenciar seus cachos. Não vai resultar em um cacho natural, tal qual o cabelo que cresce da raiz, mas funciona para melhorar o padrão natural de cachos na transição, fornecendo a umidade necessária para manter alguma definição. Além de realçar a definição e controlar o volume, eles também podem atuar como uma ótima camada protetora para o seu cabelo. 

Qual a melhor gelatina para cabelo cacheado?

Cacheadas estão sempre procurando por hidratação em produtos para o cabelo e quaisquer ingredientes que tenham efeito de ressecamento em suas madeixas são produtos que muitas de nós preferimos evitar. Por isso veja aqui uma lista das 12 melhores gelatinas para cabelos cacheados segundo o site Meu Cabelo Natural. Atenção, esta lista não está por ordem de importância (alguns produtos desta lista se encontram no final deste artigo):

  • Jelly Glacê Kah-noa
  • Mister Jelly Kah-noa
  • Gelatina Ativadora Umidificadora Cachos Apse Cosmetics
  • Gelatina Crespo Power Apse Cosmetics
  • Gel Finalizador Angell Deva Curl 
  • Geleia Ativadora Alta Fixação Cachos Naturais Arvensis
  • Geleia Suave Fixação Cachos Naturais Arvensis
  • Modelando a Juba Geleia Seladora Widi Care
  • Geleia Ativadora Forte Cachinhos Naturais Arvensis
  • Gel Ativador Negra Rosa
  • Gelatina Amor Crescido Nyata
  • Gel Modelador Aloe, Hibisco e Jojoba Multi Vegetal

Mas como escolher a melhor gelatina?

A resposta é simples: depende de você. Prometo que não é uma resposta política, a melhor gelatina para você realmente depende do visual que você está procurando. Algumas cacheadas gostam de cachos firmes e fixos providenciados por geleias e gelatinas de fixação forte. Ondas e crespos podem preferir o volumão, nesse caso gelatinas mais suaves serão perfeitas. Mas no final, se a sua gelatina tem os ingredientes de que seu cabelo precisa, pode apostar nela.

 

Existe algum produto de gelatina natural? 

A maioria das marcas apesar de utilizarem mais ingredientes vegetais nas formulações das gelatinas, utilizam também polímeros sintéticos para fixação. Atualmente a marca Multi Vegetal possui uma gelatina 100% natural que tem como base a goma xantana. A fixação é menor, porém você terá em mãos um produto 100% natural. 

Como fazer gelatina para passar no cabelo?

Você quer uma gelatina para o seu cabelo totalmente natural, livre de ingredientes sintéticos como perfumes e conservantes e que seja, enfim, o puro paraíso? Pois aqui vamos te ensinar uma receitinha vegana e 100% natural que criamos para você fazer sua própria gelatina em casa:

Gelatina Natural de Linhaça Caseira

Ingredientes:

250 ml de água

3 colheres de sopa de linhaça

8 gotas de óleo essencial de tea tree (melaleuca)

Modo de preparo:

1. Leve a linhaça ao fogo com a água e deixe ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando.

2. Quando a linhaça começar a liberar uma viscosidade, desligue o fogo.

3. Coe a linhaça ainda quente para separar as sementes da mistura.

4. Depois de esfriar, adicione a geleia resultante as gotas de óleo essencial de tea tree e misture bem. O óleo vai conservar o seu produto evitar o surgimento de micro-organismos.

Agora você pode guardar a sua geleia por até 15 dias na geladeira e utilizá-la pura nos cabelos como uma gelatina. Você também pode diluir outros ingredientes naturais, como gel de babosa, óleos vegetais e essenciais da sua preferência nela ou até mesmo usá-la em conjunto com um creme finalizador.

A linhaça é uma excelente fonte de nutrientes e a geleia ajuda a definir os cachos com fixação significativa. Esta receita vai deixar seus cachos leves, macios e sem flocos. Sem mencionar que o cheiro da mistura com óleos naturais é incrível!

Embora a gelatina de linhaça pareça viscosa e escorregadia ao toque, ela na verdade não desliza muito no cabelo. Talvez durante o dia você não sinta a definição igual a de uma gelatina convencional, mas ao longo do dia, seu o cabelo estará macio e volumoso. Aqui estão algumas vantagens dessa receita segundo Rocio Mora do canal RizasRisos que há anos usa a gelatina de linhaça.

VANTAGENS DA GELATINA DE LINHAÇA

Não contém sintéticos

Em relação aos géis, as gelatinas já deixaram de ter uma série de substâncias que mais atrapalham os cachos do que ajudam, como parafinas, petrolatos e óleo mineral e passaram a adotar mais ingredientes naturais em sua composição. Mas ainda não são 100% naturais e elas podem ter perfumes, corantes e conservantes sintéticos, que você pode preferir evitar.

Sem acúmulo

Cabelos incrivelmente macios e sem absolutamente nenhuma escamação ou flocos que normalmente é resultado de componentes sintéticos das fórmulas.

Não é pegajosa

Depois de amassar, você notará que suas mãos não ficam pegajosas depois de usar a gelatina.

Se você é crespa, cacheada ou ondulada e nunca experimentou uma gelatina capilar ou gostaria de fazer a sua própria gelatina, experimente! Temos certeza de que você vai gostar.