Não sabe como tratar e proteger os seus cabelos no verão?
Aqui estão algumas dicas, ingredientes e produtos necessários para ajudar seu cabelo a prosperar neste verão.
O verão chegou e temos o calor abrasador e a umidade sufocante para provar isso. Muitos de vocês passaram meses aperfeiçoando sua rotina apenas para descobrir que tudo que você aprendeu não ajuda a cuidar do cabelo durante o verão. Para evitar que você gaste muito tempo trabalhando sua rotina de verão, apenas para que o inverno aconteça, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a preparar a rotina de cabelo para o verão. Conheça agora algumas dicas de cuidados com o cabelo no verão!

1) USE SILICONES

Alguns caracóis evitam o silicone, mas o uso de silicones pode realmente ajudar em uma rotina de cuidados com os cabelos, principalmente no verão. Afinal, eles fornecem excelente deslizamento para desembaraçar e combater o frizz. O objetivo dos produtos capilares de silicone é revestir o cabelo com uma camada micro-fina condicionante, criando brilho, reduzindo o atrito para facilitar o penteado e evitar emaranhados e rupturas. Os silicones também ajudam outros ingredientes em condicionadores e cremes a se espalharem facilmente. Como os silicones não são solúveis em água, a menos que sejam modificados, também formam uma barreira de vedação para impedir a perda de água dos cabelos, diminuindo os riscos de ressecamento.

Ao contrário dos óleos vegetais, os silicones dificilmente causam reações na pele e aplicação de óleos pesados e manteigas nos cabelos no verão pode fazer com que os cabelos fiquem oleosos, sem movimento, além de ajudar a acumular mais sujeira durante o passar do dia.

2) CUIDADOS NA PRAIA E NA PISCINA

Para proteger o cabelo do cloro e fazer um tratamento antes da piscina, molhe-o com água da torneira antes de nadar e depois aplique um condicionador ou um pouco de óleo. O cabelo saturado com água limpa não absorve tanta água da piscina com cloro. Use uma touca de natação para proteção extra e nunca deixe água com cloro no cabelo. A água do mar também deve ser lavada, pois o sal pode causar ressecamento ao longo do tempo. Use um spray de óleo para proteger os cabelos dos efeitos desidratantes como o Óleo Reconstrutor Capilar – Drops Of Nature Twoone Onetwo.

3) TRATE O RESSECAMENTO

Precisa de mais hidratação? Se o cabelo estiver ressecado e parecer áspero e opaco, use condicionadores que contenham sacarídeos e açúcares de frutas, além de emulsificantes e amaciadores à base de óleo, como o metossulfato de behentrimônio (behentrimonium methosulfate). Aloe vera, mel, hidroxipropiltrimônio e sucos ou extratos simples de frutas são ingredientes que atraem a umidade. Faça pelo menos uma vez por semana em um tratamento de condicionamento profundo. Muitos não precisam de mais de 5 a 10 minutos para agir nos cabelos. Um exemplo são as máscaras Be(m)dita Ghee Manteiga Vegetal de Frutas da Lola.

4) CUIDADO COM O SOL

Se a sua pele pode ficar queimada pelo sol, o mesmo acontece com os cabelos. Produtos como manteiga de karité têm propriedades naturais de filtragem UV. Se você planeja ficar ao sol por mais de uma hora, a melhor dica para cuidar dos cabelos cacheados é usar um chapéu, do contrário, muitos produtos capilares protegem o cabelo do sol, possuem classificação de FPS ou contém ingredientes com proteção solar.
Você também pode usar o calor do sol a seu favor para ajudar o cabelo a absorver os condicionadores. Depois de nadar, aplique um condicionador profundo para proteger o cabelo. Passe o condicionador ou um hidratante pelas mechas molhadas, faça um coque e deixe o sol brilhar!

5) PRATIQUE A LIMPEZA REFRESCANTE

O verão é tempo de dar mais atenção a sua raiz. À medida que a temperatura aumenta, tendemos a sair e a suar muito mais, o que pode fazer com que nossos cabelos precisem de limpeza mais cedo do que no inverno. Além disso, como nosso cabelo seca mais rapidamente, podemos achar mais fácil lavar e dar um novo estilo ao cabelo, em vez de combater o frizz que a umidade traz.

Lavar o cabelo com muita frequência é um crime para os cachos do mais alto grau, é aí que entram os ativos refrescantes. Você não precisa recorrer ao excesso de espuma, mas alguns ativos no seu higienizador pode promover uma limpeza refrescante e não agressiva, como o menthol, a hortelã, o eucalipto ou o alecrim. Você pode utilizar um shampoo sem sulfato ou creme neutro como o da Flora Fiora e adicionar o seu óleo essencial favorito ou busque por produtos que já tenham esses elementos, como o No Poo: Original da Deva Curl.

6) PROCURE AJUDA DE UM PROFISSIONAL

Nós aqui do MundoPoo conversamos com a cabeleireira, visagista e terapeuta capilar Greicy Kelly do MCN Salão e ela nos deu algumas dicas de tratamento pós praia e piscina, essenciais para recuperar os fios de danos e retomar os cachos naturais. Para cabelos naturais sem químicas como tinturas, ela recomenda tratamentos naturais com reposição hídrica para cabelos desvitalizados, como o tratamento Hidro Botânica oferecido no MCN Salão. O tratamento é feito com blends de extratos vegetais e óleos essenciais selecionados especialmente para o seu tipo de cabelos pela terapeuta capilar, resultando em mais brilho e maleabilidade.

Terapeuta Capilar Greicy Kelly fala sobre Cuidados com o Cabelo no VerãoTerapeuta Capilar Greicy Kelly

Cabelos quimicamente tratados podem receber tratamentos naturais também! Mas segundo a Greicy para que haja uma melhor performance dos ativos naturais existem tratamentos mais indicados para esse tipo de cabelos como a Reabilitação Acidificante Orgânica, também um dos serviços do salão. Este tratamento é destinado a cabelos muito danificados por processos químicos ou alta exposição solar, que apresenta haste danificada e cutículas abertas. Regula o PH, alinha e fortalece os cabelos.

Esperamos que essas dicas ajudem a eliminar algumas dúvidas e melhorar a sua rotina de cuidados com os cabelos neste verão.
O MCN Salão tem como propósito oferecer tratamentos naturais e únicos, feitos a mão com ingredientes frescos e com toda a sensibilidade e conhecimento profissional, de maneira mais acessível a todos. Agende agora o seu tratamento!