Os desodorantes e antitranspirantes tradicionais (de mercado/farmácia) acabam sendo um dos primeiros itens a serem trocados quando alguém passa a conhecer os benefícios de cosméticos naturais e a entender sobre determinado composto químico contido na fórmula que pode ocasionar desde uma pequena alergia à doenças mais severas.

Por isso achamos importante destacar o quão gostoso é fazer o uso de substâncias seguras e que são benéficas não somente para a pele (que é o maior órgão do nosso corpo), mas sim para a nossa saúde mental também.

Beleza sem veneno

Sabendo que suar é um ato natural do nosso organismo para eliminar toxinas e regular a temperatura do corpo, de fato o alumínio presente na composição não seria um ingrediente considerado seguro, porque ele é capaz bloquear essa atividade.

Ao fazermos o uso de antitranspirantes, estamos nos envenenando aos poucos, pois tudo que foi utilizado no preparo daquele produto estará sendo sugado por nossa pele e circulando pela corrente sanguínea. Com o passar dos anos, isso vai gerando um certo acúmulo, podendo alcançar um nível grave de toxicidade e ainda atingir os órgãos se resultando em problemas difíceis de solucionar.

Agora que você já sabe que não precisamos ter vergonha de transpirar ou se incomodar quando o suor molhar um pouquinho a camiseta na área das axilas, precisamos entender qual é o lado bom dos desodorantes naturais. E é claro que tem vários.

Benefícios dos desodorantes naturais

O desodorante é utilizado para inibir o odor. Mas você sabe o que causa o odor? Se você recorreu a leitura que recomendamos da publicação anterior, já sabe. Caso não tenha visto, vou resumir dizendo que nosso suor não tem cheiro e o que causa o mau odor são as bactérias que se proliferam na área externa das axilas.

E o que devemos fazer para matar essas bactérias se não podemos usar os “famosos” químicos destinados a essa função? É bem simples…

Geralmente utiliza-se óleos essenciais que possuem função bactericida, como: tea tree e a lavanda, que são uns dos mais consumidos por apreciadores de desodorantes naturais e receitas caseiras. Mas é preciso ter cuidado, pois óleos essenciais cítricos são fotossensíveis, ou seja, não é muito recomendado fazer receitas com eles porque a exposição ao sol poderá manchar a sua pele.

Receitas de desodorantes naturais

leite de magnésia foi criado para ser ingerido trabalhando como laxante e para controlar a acidez do estômago. Entretanto, ele funciona satisfatoriamente como desodorante. Entenda o porquê:

Através do site Mundo Educação, do Uol, aprendi que na nossa pele já existem bactérias, e quando suamos, elas metabolizam as substâncias do suor produzindo compostos que possuem um cheirinho ruim. Chamados de ácido butíricocapróico e outros associados a aminas e mercaptana, são eles os causadores do “CC”. Ao passarmos o leite de magnésia nas axilas, estaremos regulando o pH da área, causando também a morte dessas bactérias. Logo, elas não irão decompor as substâncias eliminadas do suor.

É bem prático, muito mais barato que um desodorante/antitranspirante qualquer, porém algumas pessoas dispensam a alternativa por causa do descarte da embalagem. Mas para durar mais, você pode fazer algumas misturas e evitar tanto lixo.

Leite de magnésia como desodorante “natural”

→ Opção 1: em um frasco roll-on, retire a bolinha e despeje o leite de magnésia dentro. Pronto! É assim que eu uso e super funciona. Mas as axilas ficam muito brancas, então talvez você se interesse por outra mistura.

→ Opção 2: em um frasco spray de vidro âmbar de 100 ml, coloque 70 ml de leite de magnésia, 30 ml de água e 25 gotas de óleo essencial. Você pode utilizar só o de lavanda ou 15 de óleo de melaleuca (tea tree) e 10 de lavanda. Agora você tem um desodorante perfumado e poderá usufruir dos benefícios da aromaterapia.

Essa receita funciona também no frasco roll-on, mas como a água deixa a mistura bem líquida, fica vazando pelos cantinhos da bolinha. Ele sozinho já vaza bastante, mas eu uso mesmo assim. No caso do frasco que tem spray, o leite de magnésia puro pode entupir o tubinho e dificultar o uso. A água facilita a passagem do produto.

Lembre-se de manter as axilas hidratadas. Antes de dormir e após o banho, aplique um hidratante.
Óleo de coco como desodorante natural

óleo de coco é um poderoso antioxidante, antifúngico, antibacteriano, calmante e hidratante. Seu uso após a depilação é perfeito, mas como desodorante dá super certo também!

→ Opção 1: óleo de coco puro. Isso mesmo! Nunca testei, mas algumas pessoas dizem só usar isso. O contra dele é que escorre muito fácil conforme você for suando.

→ Opção 2: óleo de coco com bicarbonato de sódio. Em um recipiente misture ½ de óleo de coco e ½ de bicarbonato. Armazene em um potinho de vidro com tampa. Se você mora em uma região muito quente, talvez essa não seja uma boa alternativa para você, pois o óleo de coco fica líquido. Entretanto, você pode armazená-lo na geladeira. Mas acho que não seria muito prático.

Se morar em região que não faz muito sol, ele vai ficar durinho. Então a mistura ficará perfeita para você aplicar com os dedos como se fosse uma pomada ou creme. Lembre-se de estar com as mãos bem higienizadas antes.

Atenção: verifique sempre a validade do produto e alterações de cor/cheiro da receita. Ao apresentar qualquer alteração, suspenda o uso.

→ Opção 3: óleo de coco, bicarbonato de sódio e óleo essencial. Com a mesma proporção da receita anterior, acrescente algumas gotas do óleo essencial de sua preferência. Além de lavanda e tea tree já citados, recomendamos também o de alecrim e cipreste.

→ Opção 4: 60 g de óleo de coco, 20 g de manteiga de karité, 25 gotas de óleo essencial de melaleuca e 15 gotas deóleo essencial de cipreste.

Modo de preparo: derreta a manteiga de karité e o óleo de coco em banho maria. Espere a mistura esfriar e acrescente os óleos essenciais. Transfira a mistura para um potinho.

Essa receita eu vi lá no canal e blog da Flora Fiora. Se tiver dúvidas de onde procurar todos os ingredientes, confira o site da loja Meu Cabelo Natural que lá você encontrará boa parte do que precisa para fazer suas receitinhas. Tem também desodorantes naturais já prontos de marcas incríveis. Indicamos alguns no post anterior, mas você pode ir lá e ver se algum outro se encaixa melhor no que você precisa no momento.

Obs: o bicarbonato de sódio vende em mercados e o leite de magnésia em drogarias e farmácias.

Se quiser mais dicas, confira esse post AQUI da Monaliza Soares (Ewe Alquimias) que lá ela ensina outras coisas bem legais também.

Já utilizou algumas dessas misturas? Conta pra gente nos comentários ou indica o que você usa pra galera.