Encontrada somente no Marrocos, a Argila Marroquina Rhassoul ultrapassou suas fronteiras e chegou ao Brasil. Colhida em solo vulcânico, conta com uma série de nutrientes essenciais para o cuidado com o corpo e cabelos. Conheça os seus benefícios e saiba como comprar esse produto!

O que é argila Rhassoul?

argila Rhassoul ou Ghassoul é uma argila encontrada apenas em um vale nas montanhas do Atlas no Marrocos. O termo “rhassoul” vem de uma palavra árabe que significa “lavar”. Ela tem sido usada por várias culturas diferentes há mais de mil anos como ingrediente cosmético devido as suas propriedades benéficas para a pele e cabelos.

Benefícios da argila Rhassoul

A argila Rhassoul tem uma composição mineral única, com alta concentração de cálcio, ferro, magnésio, potássio e silica. Esses minerais podem adicionar força, brilho e suavidade aos fios. O produto também reduz o ressecamento enquanto remove toxinas e acúmulo de produtos. Melhora a elasticidade dos cabelos e desobstrui os poros do couro cabeludo. Ajuda a desembaraçar os fios e apesar de higienizar e desintoxicar, deixa os cabelos e pele macios e hidratados.

Argila Rhassoul para a pele

A argila Rhassoul é rica em magnésio e potássio. Muitos gurus de cuidados com a pele afirmam que o magnésio pode ser absorvido pela barreira da pele para combater a acne, limpar impurezas e melhorar a elasticidade da pele.

Segundo a pesquisa clínica realizada pelos laboratórios da National Library of Medicine National Institutes of Health dos Estados Unidos, três estudos de caso descobriram o uso de Rhassoul, uma argila acessível que está prontamente disponível no Marrocos, para gerenciar danos peristomais na pele e proteger a pele. Acredita-se que suas propriedades protetoras incluem sua capacidade de absorver e neutralizar substâncias na produção de ostomia que danificam a pele e agem como uma barreira.”

Argila Rhassoul para cabelos

Argila Rhassoul contém sílica, um componente da areia. A sílica natural pode funcionar como um esfoliante e também dá brilho aos cabelos. A Rhassoul pode limpar as impurezas do couro cabeludo, bem como o excesso de óleo e é utilizada para remover impurezas da raiz tratando a caspa e psoríase. Ao mesmo tempo, as propriedades esfoliantes e condicionantes da argila Rhassoul podem funcionar para condicionar o cabelo e dar volume.

Máscara capilar de argila Rhassoul

A mistura da máscara de Rhassoul não requer ingredientes extras além do pó da argila e água. Mas se desejar, você pode adicionar outros ingredientes, como mel, leite de coco, hidrolatos ou óleos essenciais, quando você estiver mais experiente em saber o que o seu cabelo precisa.
Para criar sua própria máscara capilar de argila Rhassoul, siga estas etapas:

  1. Misture a argila Rhassoul com a água na quantidade necessária. Em média, a argila Rhassoul precisará de cerca de 2 colheres de sopa de água morna para cada 1 colher de sopa de argila. Quatro a 5 colheres de sopa de argila geralmente é suficiente para uma máscara capilar.
  2. Misture bem a água morna com o pó de argila, usando uma colher de pau. Para obter melhores resultados, use uma tigela de madeira, pois uma tigela de metal pode alterar as partículas carregadas do barro.
  3. Divida o cabelo seco em seções e aplique a máscara com os dedos ou com a ajuda de um pincel de tintura, começando na raiz e deslizando até as pontas. Use luvas de látex para reduzir a bagunça. Preste atenção especial ao seu couro cabeludo e verifique se ele também está bem revestido.
  4. Coloque uma touca no cabelo e deixe a máscara de molho por 20 a 40 minutos. Você também pode usar esse tempo para fazer uma máscara facial de argila Rhassoul, se sobrar alguma argila.
  5. Quando estiver pronto para enxaguar a máscara, convém remover no chuveiro para impedir que a argila entre em seus olhos
    ou em suas roupas. Lave bem com água morna. Você não precisa usar xampu ou condicionador depois de lavar a máscara, mas pode se quiser.

Diferença entre a Argila Rhassoul e outras argilas

A argila Rhassoul não é o único tipo de argila que afirma ser um agente desintoxicante e condicionador. A grande diferença entre argila Rhassoul e as outras argilas é a bentonita. A bentonita é um mineral presente na argila Rhassoul que carrega uma carga negativa. Essa energia magnética extrai toxinas com carga positiva e se liga a elas, de modo que, quando você lava a argila, as toxinas supostamente a acompanham. Por esse motivo, a argila Rhassoul é usada como desintoxicante para a pele e o cabelo. Mas não existe um ingrediente “melhor” ou “melhor” objetivamente que funcione para todos. Você pode tentar várias argilas para descobrir que tipo funciona melhor em seu cabelo e pele.

Onde comprar Argila Rhassoul?

Você pode comprar argila Rhassoul em algumas lojas de artigos de beleza saudáveis como a Meu Cabelo Natural. O site conta com uma extensa seleção de produtos de beleza naturais e ecológicos. Você também pode verificar esses produtos no site ou na loja física. Compre aqui!