Perda de cabelos é uma condição que está associada a uma variedade de condições naturais, médicas ou nutricionais. Por exemplo, a alopecia androgenética em homens é reconhecida como uma séria condição médica e requer cuidados profissionais. Remédios com plantas são utilizados há séculos no tratamento da queda de cabelo, além de ser uma alternativa natural de tratar uma variedade de problemas de pele e cabelos.
Conheça agora as 10 plantas aliadas do crescimento dos cabelos!

1. Mamona

Você provavelmente já viu ou conhece o fruto da Mamona, uma capsula pequena coberta por espinhos flexíveis que guardam as sementes. Da semente da mamona é extraído o óleo de rícino ou óleo de mamona, que embora tenha ficado conhecido na medicina popular como laxante, ele também é muito efetivo para o crescimento capilar. Como apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, devido à elevada composição de ácido ricinoleico, o óleo de rícino combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar. Embora a aplicação de óleo de rícino na pele seja considerada segura para a maioria das pessoas, ele pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos, por isso não é recomendado para gestantes e lactantes.

2. Alecrim

O Alecrim é mais eficiente no crescimento dos fios quando usado na forma de óleo essencial, diluído em óleo vegetal ou em tônicos. Ele estimula a circulação sanguínea para auxiliar no crescimento dos fios e também pode ser usado para tratar excesso de oleosidade na raiz, agindo como adstringente e anti-inflamatório.

3. Hortelã-Pimenta

A Hortelã também é uma planta que trás muitos benefícios para a raiz, além do crescimento dos cabelos. Não apenas higieniza a raiz sem agredir, como também estimula os folículos capilares. Tem ação antisséptica, antiviral, bactericida e alivia coceiras e irritações mantendo a raiz saudável, o que é essencial para o crescimento dos fios.

4. Babosa

Uma das plantas mais conhecidas e utilizadas no mundo dos tratamentos de cabelos acelera o processo de cicatrização da pele, além de oferecer uma das hidratações mais eficientes para pele e cabelos. O gel da babosa pode ser aplicado diretamente na raiz para reposição hídrica e equilíbrio do pH.

5. Gengibre

O Gengibre possui muitos benefícios que ajudam na cura de doenças e problemas de saúde, portanto não é surpresa que ele seja utilizado na Ayurveda inclusive para queda de cabelos. A raiz de Gengibre contém magnésio, potássio, fósforo e vitaminas que nutem os folículos capilares, estimulando o crescimento e fortalecendo os fios. Ele também é um anti-microbiótico agindo no controle de caspa e consequentemente reduzindo o risco de queda.

6. Urtiga

Essa planta ajuda a bloquear a produção de DHT (Di-hidrotestosterona) que leva a queda de cabelos. Pode não estimular novos crescimentos, mas definitivamente acaba com a queda enquanto ajuda a restaurar a balança de hormônios que produzem novos fios. Além de ter propriedades bactericidas.

7. Lavanda

Esta flor popular pelos efeitos relaxantes também age na raiz, livrando-a de bactérias, parasitas, fungos e qualquer coisa que entre no caminho de um crescimento saudável. De acordo com a University of Maryland Medical Center em Baltimore, um estudo feito com 86 pessoas com alopecia areata (doença autoimune que causa queda de cabelos), aqueles que massagearam a raiz com o óleo essencial de lavanda e outros óleos essenciais por 7 meses tiveram um crescimento significante dos cabelos em comparação com aquele que faziam massagens sem óleos essenciais.

8. Amor Crescido

A amor-crescido é uma planta medicinal de uso comum para o brasileiro. A Portulaca pilosa ou amor-crescido serve como um remédio natural para diminuir a febre e também serve como analgésico. Alguns estudos apontam que a amor-crescido também é eficaz contra a queda de cabelo.

9. Ginkgo Biloba

Essa planta é conhecida por estimular a circulação sanguínea nos folículos capilares, estimulando novos crescimentos. Pode ser usado na forma de chá e também pode ser tomado como suplementos, sendo especialmente útil para pessoas que sofrem com deficiências que afetam os folículos capilares.

10. Manjericão

As folhas de manjericão têm sido historicamente usadas na medicina tradicional e na dieta de muitas culturas. Os óleos essenciais contêm os mesmos compostos que as folhas em uma forma conveniente e foram apontados como tendo uma ampla variedade de benefícios. De acordo com o site de referência de ervas Esoteric Oils, o óleo de manjericão tem propriedades estimulantes e pode ser aplicado topicamente para aumentar o fluxo sanguíneo e consequentemente acelerar o crescimento do cabelo.

Meu Cabelo Natural

Chegou a hora!

Mudar de hábitos podem trazer tantas vantagens para a gente, porque não começar com os cuidados com o nosso corpo?⠀
Produtos livres de derivados de petróleo, parabenos e produzidos com ativos naturais foram feitos para atender as nossas necessidades respeitando a estrutura dos nossos cabelos e o nosso corpo. ⠀

Isso tudo além de não conter poluentes agressivos para o meio ambiente, que muitas vezes são levados junto com a água do chuveiro, como o excesso de espuma, e indo parar em rios.⠀

Então por que não experimentar essa transição?
Dessa forma, você pode ter certeza de que está fazendo um bem a si mesma e ao planeta.

Loja Online

Loja Online de Insumos naturais, veganos e sustentáveis para tratamento de cabelos, estética e cuidados com o corpo no geral. Acesse a sessão de produtos ecológicos e compre o seu absorvente e seja livre de verdade!
Compre com preços acessíveis seus produtos ecológicos e saudáveis!
Meu Cabelo Natural Shop