Está chegando um dos maiores dias de compras do ano. Com tantas pessoas comprando e tantas marcas e lojas, diminuir os resíduos que essas compras geram é mais importante agora do que nunca. Se você está se perguntando, qual é o melhor produto? Isso realmente vale a pena? Decisões, decisões e decisões nos aguardam, à medida que a Black Friday se aproxima. Nós do MundoPoo, estamos aqui para te ajudar a fazer suas compras reduzindo o máximo possível de problemas para o meio ambiente. Continue lendo!

O que é a Black Friday?

Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. Esta festividade começou nos Estados Unidos e com a ajuda das novas tecnologias e a promoção deste dia por parte das diversas empresas tem-se estendendo pelo resto dos países do mundo, o Brasil e um deles. Saiba mais!

Quando é data da Black Friday no Brasil?

O início da Black Friday 2019 é a meia-noite do dia 29 de novembro de 2019, a penúltima sexta-feira do mês. Alguns varejistas podem começar o evento ao longo da semana ou do mês que marca o evento, utilizando nomes alternativos como Black Week, Black Weekend, Black Month e afins.

Impacto da Black Friday sobre nosso planeta

Nosso estilo de vida tem um grande impacto no aquecimento global e desastres naturais, ainda assim muitos de nós ficamos muito dependentes e acostumados a comportamentos que contribuem para esses danos.

A responsabilidade deveria cair sobre os produtores e não sobre os consumidores. Mas com tantos problemas precisando de solução aqueles com mais poder acabaram redirecionando o fardo para nós, que temos pouca ou nenhuma escolha. Mas o que podemos fazer?

Evite comprar por impulso na Black Friday

Além de estar por dentro dos movimentos políticos e sociais que causam impacto na legislatura, existem muitas coisas em nosso comportamento inconsciente que produz gastos desnecessários.

Produtos para cuidados com a pele e cabelos são necessidades e reduzir sua produção de lixo não necessariamente significa perdê-los. É tudo uma questão de estratégia para conseguir causar menos desperdício.

Vamos pensar em todos os produtos que compramos no último ano, todas aquelas embalagens vazias normalmente acabam em aterros junto com outros materiais não-biodegradáveis. Se pudermos pensar em formas de dar um propósito aos restos desses produtos, e reduzir o uso de produtos tóxicos, coletivamente faremos uma grande diferença.


Cenário da Black Friday nos EUA


Green Friday

A Black Friday é um ícone do consumismo moderno, mas pode ser a chance para refletir sobre o consumo consciente que ajuda o meio ambiente e a economia! Confira agora nossas dicas:

Comprando Produtos Naturais

Existem várias maneiras pelas quais as embalagens podem contribuir para a degradação ambiental, mas os ingredientes reais de nossos produtos também são importantes! Todas as toxinas e substâncias químicas perigosas que podem estar presentes em nossos produtos todos os dias, geralmente escoem com a água do chuveiro, passando pelo ralo até o nosso abastecimento de água.

Reutilize as Embalagens Vazias

Nós não conseguimos guardar e reutilizar cada embalagem de produto que compramos, mas podemos tentar. As embalagens funcionam como containers de produtos e podem ser destinadas a novos propósitos.

Eles podem ser reutilizados como potes, guarda-trecos, para viajar, vasos de plantas, e por aí vai. Claro, algumas embalagens são muito mais difíceis de reutilizar do que outras e algumas acabarão no lixo. Mas se a oportunidade de usar novamente existir, não deixe passar, assim conseguimos diminuir ao menos um pouco do lixo que produzimos.

Faça os Seus Próprios Produtos

Já não é incomum utilizarmos em nossa casa ingredientes naturais para tratar dos nossos cabelos. Seja óleo de coco, gel de babosa ou argila. Quando estamos confeccionando nossos próprios produtos, nós sabemos exatamente o que ele contém e não produzimos mais desperdício com embalagens.

Ninguém é perfeito, mas com o mundo em crise temos que começar de algum lugar, antes que os cuidados capilares se tornem um luxo e a última de nossas preocupações. E enquanto consumidores nós podemos cobrar mudanças das produtoras também!

Compra Online em Massa

Embora agora possamos comprar praticamente todos os produtos que desejamos com o clique de um botão. Mas muitas vezes esquecemos a quantidade de resíduos que as compras on-line produzem.

Fazer compras em loja física é muito melhor para o meio ambiente, pois elimina todo o desperdício de extra do envio e é mais provável que você compre coisas que de outra forma não seria possível.

Então, se você tiver acesso a uma loja física especializada, dê preferência. E quando você tiver que recorrer a comprar seus produtos favoritos on-line, foque naqueles vitais para sua rotina.


Loja de Cosméticos Naturais, Sustentáveis, Orgânicos e Veganos

Black Frida

Confira a loja física Meu Cabelo Natural na Santa Cecília, centro de São Paulo. O primeiro acervo no e low poo do Brasil, além de oferecer cosméticos naturais a um preço acessível! Agora com salão natural especializado.

E se correr para as lojas não é a sua praia, você pode conferir algumas de nossas ofertas favoritas da Black Frida no site da Meu Cabelo Natural que você pode comprar online no conforto da sua própria casa. Acesse o site!

#Descontodeverdade #BlackFridayDeVerdade #BlackFriday #GreenFriday #BlackFrida
De quais maneiras você gosta ou utiliza para diminuir os gastos com seus produtos? Divida conosco nos comentários!