Foto por Ricaldo Donaldson by Pexels 

 

O mundo está mundando a todo o instante e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os produtos que utilizam para os seus cuidados capilares. O resgate ao cabelo natural crespo, cacheado e ondulado, trouxe a tona novas formas de cuidar dos fios, com produtos mais eficiêntes, valorizando as diversas texturas e mantendo a hidratação por mais tempo. Um movimento recente ascende trazendo uma nova maneira de encarar o mundo, associado aos cuidados dos cabelos naturais, cuidados com a saúde e também com o meio ambiente. 

Natural No e Low Poo é isto. Um movimento novo que busca transformar tudo que você sabia sobre seus cabelos cacheados, crespos e ondulados, colocando o tratamento natural como um caminho para uma transformação além da estética. 

O que é No Poo e Low Poo? 

No Poo e Low Poo são técnicas de cuidados capilares onde são abolidos alguns petroquímicos que se acumulam nos fios e que só são retirados com shampoos mais adstringentes, com substâncias de limpeza de origem sintética. Desta forma, os shampoos convencionais são substituídos por shampoos mais suaves, os conhecidos shampoos sem sulfato, ou sulfate-free, que higienizam os cabelos sem causar ressecamento extremo e por higienizadores sem espuma. Para utilizar um shampoo mais suave é necessário também eliminar da rotina de cuidados capilares qualquer produto que não possa ser eliminado por este shampoo suave ou por este higienizador sem espuma, caso contrário o cabelo se torna pesado, sem brilho e sem definição.

Por que No Poo e Low Poo são técnicas eficientes para cabelos naturais? 

Após mais de 10 anos, pessoas que fazem as técnicas entendem que, shampoos mais suaves, higienizadores sem espuma e produtos capilares que não possuem petroquímicos que causam acúmulo, de fato contribuem para maior hidratação e definição de cabelos com curvaturas naturais. O shampoo tradicional limpa demais o cabelo, causando frizz e causando ressecamento. 

Cosmeticos naturais e cabelos crespos, cacheados e ondulados

Estamos em um novo momento. Um momento em que a estética começa a estar associada com a preocupação com uma vida mais saudável. A busca é por componentes cada vez mais naturais para respeitar a saúde e o meio ambiente. 
No Poo e Low Poo é um movimento que começou com cacheadas, crespas e onduladas e abolia certos ingredientes que já não eram bem vistos de acordo com os critérios da cosmética natural. Começou com o lauril sulfato, a parafina líquida, o petrolato, os parabenos. A cosmética 100% natural, já abolia tudo isto e mais uma série de ingredientes. 

Por vários motivos mulheres que cuidam dos cabelos com produtos No Poo e Low Poo ainda não utilizam cosméticos 100% naturais:

  1. Atualmente, os valores dos cosméticos naturais inviabilizam a sua disseminação, principalmente para mulheres pretas, com cabelos crespos;
  2. Cosméticos 100% naturais ainda não estão em todas as perfumarias e muitas vezes os locais de compra estão distantes para a maioria das pessoas;
  3. As empresas de cosméticos naturais ainda não enxergaram cabelos com curvaturas, principalmente os crespos como um nicho de mercado e a maioria dos produtos não são feitos para este tipo de cabelos.

Ainda existe uma longa jornada para que a cosmética natural se dissemine, atingindo todos os tipos de cabelos. 

O que o Natural No Poo e Low Poo tem de novo?  

A busca por cuidados capilares que apresentem resultado significativo em nossos cabelos, é uma constância. O No Poo e Low Poo são técnicas realmente eficazes para cuidados dos cabelos com curvaturas. Esta é uma técnica que proporciona mais definição, mais brilho e hidratação para os fios. 

Neste momento, mulheres estão entendendo cada vez mais que quando se fala de cabelo, se fala dos fios e do couro cabeludo. Cada parte deve ser entendida de maneira diferente. 

No entanto, existe uma maior inserção de cuidados mais naturais além da estética, num momento em que, a cosmética 100% natural, ainda parece ser inviável financeiramente, a maioria dos produtos não são feitos pensando em cabelos com curvaturas e nem sempre estão acessíveis. 

O Natural No e Low Poo é a maneira de inserir na rotina de cuidados capilares ingredientes mais naturais e adaptar cosméticos naturais para uso em cabelos cacheados e crespos. 

 

Como fazer a rotina Natural Low Poo e No Poo:

Começe a pensar em uma nova rotina de cuidados capilares incluindo: 

  • Óleos essenciais, óleos e extratos vegetais;
  • Fazendo os próprios cosméticos através de bases naturais;
  • Utilizando shampoos mais botânicos e naturais (mesmo que não sejam desenvolvidos para cabelos cacheados e crespos), garantindo a saúde do couro cabeludo, visto que estes shampoos naturais não contêm potenciais alergênicos como fragrâncias, corantes e conservantes sintéticos; 
  • Máscaras e condicionadores de produtos cosméticos naturais

 

Esta nova rotina é feita com calma, observando como o cabelo está reagindo. É muito importante que os finalizadores sejam escolhidos de acordo com a curvatura e situação do cabelo. Gelatinas e produtos de fixação, mantêm o cabelo cacheado, ondulado e crespo com definição por mais tempo. 

Que tal começar então a adaptar sua rotina Low e No Poo com ingredientes mais naturais? Pronta pra começar?