Quando se fala em colorir os fios brancos, encontramos muitas opções no mercado que contam com pontos negativos como ressecamento severo, muitas químicas alergênicas ou alteração das curvaturas para mulheres que possuem cabelos ondulados, cacheados ou crespos. 

Assim como os shampoos low poo estão em alta, pois são uma opção frente aos produtos com sulfato que podem prejudicar os fios, os tonalizantes para cabelo podem ser uma alternativa para as mulheres e homens que buscam cobrir os fios brancos. 

Foi por isso que decidimos falar neste post sobre alguns aspectos das tinturas convencionais e apresentar as alternativas mais seguras para que você possa colorir cabelos brancos com confiança!

Confira as principais desvantagens das tinturas permanentes e saiba como os tonalizantes podem ser a solução! 

Desvantagens das tinturas permanente 

Apesar de cada vez mais mulheres optarem por assumir seus cabelos grisalhos, a busca por opções menos danosas é crescente. Isso ocorre porque as tinturas permanentes convencionais promovem algumas situações que nem sempre são agradáveis.

Tinturas permanentes danificam os cabelos

As tinturas permanentes, em geral, possuem uma função de clareamento e pigmentação. Isto é, eles removem a melanina natural presente no cabelo e depois adicionam corantes artificiais. O dano ocorre justamente nessa função de clareamento. 

O dano ocorre porque a água oxigenada (peróxido de hidrogênio, também conhecida como OX) não sabe o que é melanina ou o que é queratina e acaba despigmentando e consumindo a queratina ao mesmo tempo. 

A queratina é responsável por toda a estrutura do cabelo, estando presente por mais de 90% dos fios. Ela promove cabelos fortes que não se partem facilmente. Por isto, quem costuma pintar com cores muito claras ou com tinturas de uso contínuo, acaba relatando algum afinamento. 

Quanto mais alta a OX, mais danos ele pode ocasionar. Isto porque a volumagem representa maior concentração do peróxido de hidrogênio. A Ox de 10 volumes possui 3% de peróxido e não ocasiona muitos danos. A de 20 volumes possui 6% de peróxido, a de 30 volumes possui 9% de peróxido e a de 40 volumes possui 12% de peróxido. 

Cabelos brancos apesar de aparentemente mais grossos são frágeis e quanto maior a volumagem da água oxigenada, maior é o dano da aplicação.

Tinturas permanentes possuem odor desagradável.

Tinturas permanentes geralmente possuem amônia em sua composição. Este ingrediente químico possui um cheiro desagradável que se dispersa no ar por ser muito volátil. 

Muitas pessoas espirram muito quando inalam o cheiro e relatam lacrimejar enquanto as tinturas são aplicadas. 

Quanto mais alto o teor de amônia, mais forte o cheiro no ar e mais forte ainda a reação a este componente. 

Contém substâncias que causam alergias

Algumas pessoas relatam reações alérgicas a amônia ou a água oxigenada. Os sintomas são coceira severa no couro cabeludo, irritação, inchaço e erupções na pele.

No entanto, a maioria das pessoas possuem alergia a corantes sintéticos e esta é uma substância encontrada desde shampoos até as tinturas sem amônia. 

De todo modo, as pessoas podem ser alérgicas a produtos e ingredientes comumente usados, tanto naturais quanto artificiais. Independentemente de sua origem, existem substâncias que têm o potencial de produzir uma reação alérgica em certos indivíduos, mas não em outros.

O amendoim, uma fonte totalmente natural de alimentos vegetais, é uma fonte deliciosa de nutrição para alguns e um alérgeno fatal para outros. Conservantes sintéticos podem proteger produtos de bactérias perigosas para garantir a segurança, mas também podem ser um alérgeno em potencial para outras pessoas. 

Para encurtar a história, nosso mundo e nossos corpos são muito complicados para simplificar sob a suposição comum que 'natural é seguro e sintético é perigoso'. Também não ajuda simplificar sintético como sinônimo de químico e portanto não natural. 

Do ponto de vista técnico, todas as substâncias são compostas de compostos químicos. A vitamina C, uma nutrição natural encontrada em abundância nos limões, é composta de compostos químicos carbono, hidrogênio e oxigênio (C6H8O6). 

A melhor maneira de garantir sua saúde e segurança é ler e seguir todas as instruções para o uso seguro, incluindo o procedimento de teste de 48 horas. Isso se aplica a todos os produtos de coloração capilar existentes no mercado. 

Tonalizantes alternativos para cabelos brancos além de tinturas convencionais 

Não é necessário se desesperar, pois existem caminhos que podem ser seguidos, a cosmetologia natural está cada vez mais frequente, com produtos que vão desde os sintéticos aos mais naturais. 

Agora que já sabemos as implicações das tinturas convencionais, vamos conhecer algumas alternativas para auxiliar na escolha. 

Tonalizantes sem amônia e como atuam

Os tonalizantes sem amônia pintam o cabelo sem causar danos à fibra capilar. Isto porque seus pigmentos se depositam no exterior do fio ou em locais em que a cutícula já está aberta e conseguem se fixar momentaneamente.

Existem diversas opções de cores no mercado dos tonalizantes e eles possuem ótima afinidade para cabelos brancos. No entanto, os tonalizantes ocasionam um desbotamento maior da cor, durando algumas lavagens. Quanto mais se lava, mais se perde o pigmento. Muitas vezes estas tinturas tonalizantes são chamadas de semi-permanentes. 

Apesar da perda de pigmento ser considerável há uma tendência maior de fixação com o uso contínuo. Ou seja, quanto mais você usa, mais pigmento será depositado nos fios e menor será o desbotamento. 

Os tonalizantes possuem em sua composição reveladores de 5 a 10 volumes. 

Máscaras tonalizantes tradicionais e de cores fantasia

Existem produtos que parecem máscaras de tratamento, mas que na verdade, possuem pigmentos para os cabelos. São fórmulas mais simples, como as de um tratamento capilar, com potencial hidratante e condicionante, porém contendo pigmentos que se depositam nos fios. 

Algumas máscaras tonalizantes são de cores comuns, como preto, castanho ou vermelho. Outras são as chamadas cores fantasias. Estas últimas pintam o cabelo de azul, verde, rosa, laranja ou outras cores diferentes e mais modernas.

Estas máscaras pigmentam o cabelo temporariamente e costuma sair com as lavagens. Algumas cores podem não fixar, pois no geral, as moléculas de pigmento são muito grandes e não se depositam de forma suficiente dentro do fio. 

Quanto mais o cabelo possui cutícula íntegra, torna-se mais difícil os pigmentos de máscaras tonalizantes se fixarem. Por isto, cabelos brancos podem ganhar uma cor temporária com alto teor de transparência quando se utilizam máscaras tonalizantes. 

No entanto, é bem simples e seguro de se usar. Você pode colorir cabelos brancos ou cabelos claros em casa e obter tons sem precisar usar tinturas ou descolorir, então nesse processo você já elimina os danos que a amônia ou um descolorante podem causar nos seus cabelos. 

Para cores fantasias, você pode aplicar a máscara pigmentante diretamente nos cabelos sem fazer misturas para cores mais intensas. Mas se você quer obter tons mais claros, você pode diluir a máscara tonalizante em um creme branco, como máscara ou condicionador na medida que você quiser, quanto mais creme branco mais claro o tom que você vai obter. 

É importante que o seu creme branco não tenha substâncias como óleo mineral, parafinas, derivados de petróleo ou óleos vegetais para não interferir na penetração da cor. 

Henna em creme

A henna em creme é parecida com um tonalizante isento de água oxigenada. É um preparado com pigmentos sintéticos associado a uma mistura de ervas para pintar os fios. Algumas mulheres de cabelos brancos, costumam utilizar henna em creme para tratar enquanto pintam os cabelos. 

A vantagem da henna em creme para os fios brancos é que este produto trata o cabelo enquanto deposita cor. Além disso, é um meio termo entre as alternativas 100% vegetais e aquelas muito sintéticas, com várias cores à disposição. 

Já a desvantagem é que também costumam desbotar com facilidade, durando de 2 a 15 lavagens. Como é uma mistura de ervas aliado aos pigmentos sintéticos, os pigmentos vão sendo eliminados com a lavagem enquanto as ervas se fixam, deixando uma tonalidade entre amarelado a vermelho.

O uso por longos períodos costuma ocasionar um menor desbotamento, visto que o pigmento começa a incrustar nos cabelos e sair com menos facilidade. 

Henna em pó e outras ervas

O pó de henna natural é derivado de uma planta e também serve para colorir cabelos brancos, sendo hoje considerada uma tintura 100% vegetal e totalmente natural. Desta forma, é isenta de substâncias que hoje são consideradas alergênicas

É importante dizer que, produtos 100% naturais podem não ser 100% seguros para você. Mesmo se tratando de ervas, pessoas propensas podem ter alergias.

A henna pigmenta os fios de vermelho acobreado e a mistura dela com outras ervas promove reflexos diversos nos fios. 

Por exemplo, a henna com índigo resulta em um cobre com reflexo mais castanho e a henna com cássia, um reflexo um pouco mais loiro. No entanto, somente a henna tem maior fixação. Ela não costuma desbotar. Já os outros pigmentos fixam por uso contínuo. 

As ervas em fios brancos promovem uma cor de fundo transparente. Muitas mulheres gostam, pois o resultado visual é como procedimento de luzes, depositando cor nos fios de forma sutil, sem pigmentos muito intensos como das tinturas. 

Para quem está em transição dos fios com tinturas para fios brancos é importante mencionar que, ao contrário das tinturas convencionais, a henna não iguala cor. 

Marcas de tonalizantes e hennan para você investir 

  • As máscaras tonalizantes da Kamaleão Colors possuem cores diversas e são veganas, sem silicones e sem amônia. Podem ser utilizadas para se obter cores fantasias; 
  • Existem também as tinturas permanentes sem amônia e com muitos ingredientes vegetais. Este é o caso da Keune So Pure. Ela fixa mais que o tonalizante porém é isenta de amônia; 
  • A mais famosa e reconhecida no mercado é a Henna Creme da Surya, é um tonalizante sem amônia, que contém pigmentos sintéticos e extratos de plantas indianas que pigmentam. O resultado é muito bonito, porém o desbotamento acontece até que haja impregnação da henna creme na fibra capilar; 
  • A Casa da Índia possui uma série de pós de ervas, que podem ser misturados com a henna da mesma marca a fim de escurecer, promover reflexo ou manter a pigmentação ruiva; 
  • Já a Surye em pó possui uma combinação equilibrada das ervas misturadas na caixinha, e apesar da maioria promover um fundo avermelhado típico da henna, é possível obter reflexos de cores diferentes. 

A importância do teste de mechas

Toda e qualquer pessoa pode desenvolver alergias repentinamente a qualquer momento, é por isso que é necessário um teste de 48 horas antes de pintar o cabelo com qualquer tintura, independentemente dos resultados anteriores. 

Infelizmente, depois de desenvolver alergias a uma substância específica, você é permanentemente alérgico a ela. 

O que as pessoas geralmente não percebem é o fato de que a maioria das tinturas permanentes de várias marcas compartilham o corante comum p-fenilenodiamina. Consequentemente, depois de desenvolver alergias a tinturas convencionais, a mudança de marca provavelmente não resolverá o problema. 

Além disso, a exposição continuada pode piorar seus sintomas ao longo do tempo e portanto se você tiver uma reação adversa, é importante interromper o uso imediatamente e consultar um dermatologista para obter um diagnóstico e aconselhamento formal.

Todo produto deve ser aplicado no antebraço ou atrás da orelha para verificar as reações desencadeadas. 

E então, o que achou do nosso post? Agora você já pode contar com novas alternativas para cobrir os fios brancos. Aproveite para ler o nosso conteúdo de óleos para umectação e saiba qual escolher para o seu cabelo!