O número de pessoas preocupadas com a origem dos cosméticos utilizados é cada vez mais alto. Muitas pessoas estão encontrando na cosmetologia natural uma forma alternativa de cuidado, buscando utilizar cosméticos mais saudáveis e coerentes com o meio ambiente. Já outras, vão além e procuram meios de produzir seus próprios cosméticos, selecionando ingredientes, customizando conforme a necessidade e produzindo cosméticos artesanais e minimalistas. No geral, os cosméticos naturais se baseiam nos pilares da saúde, meio ambiente e respeito aos animais. Aproveite a leitura e fique por dentro dessa terminologia tão importante no universo dos cosméticos!

O que são cosméticos naturais?

Os cosméticos naturais são cosméticos feitos com ingredientes naturais, biocompatíveis com nosso corpo e sem sintéticos que podem ser danosos ou com alto potencial alergênico. Apesar de não existir no Brasil uma legislação oficial sobre cosméticos naturais, é consenso determinar que esses cosméticos são produtos feitos com ingredientes naturais. Além disso, a questão ambiental e de sustentabilidade está presente nos cosméticos naturais, visto que eles são desenvolvidos com uma maior preocupação com o impacto que este produto ocasionará no meio ambiente. Desta forma, a produção de cosméticos que não devem causar danos à natureza é cada vez mais emergente. A preocupação está tanto na produção em si quanto nas embalagens, fator muito importante para uma cosmética cada vez mais ecológica. Aqui em nosso Blog já demos dicas de shampoos low poo naturais para conhecer, não deixe de acessar para ficar ainda mais por dentro desses tipos de cosméticos! O último pilar de um cosmético natural diz respeito aos testes em animais. Todo cosmético natural tem a preocupação com a questão dos testes, utilizando métodos alternativos de testagem, determinados pelas autoridades competentes. São chamados de cosméticos cruelty free. No Brasil, certificadoras privadas delimitam matérias-primas para uso nos cosméticos. As marcas que desejam certificar seus produtos com selos como IBD e Cosmos, precisam seguir as diretrizes das certificadoras. É consenso entre as certificadoras que um cosmético natural deve ser livre dos ingredientes abaixo:

  • Corantes sintéticos;
  • Fragrâncias sintéticas;
  • Conservantes sintéticos;
  • Amônia;
  • Formol;
  • Dietanolamina;
  • Processo de alquilação de matérias-primas;
  • Polimerização (polímeros de fixação e espessamento nos cosméticos);
  • Silicones;
  • Nanomateriais;
  • Testes e extração animal que cause sofrimento.

E os ingredientes naturais?

Nem todo cosmético com ingrediente natural é considerado um cosmético natural. Mas todo o cosmético natural, contém em sua composição, ingredientes naturais. Tudo que vem da natureza é considerado como ingrediente natural. A isto podemos pensar ativos de diversas características. Confira a seguir!

Ativos Vegetais

As fontes de origem vegetal também fazem parte dos cosméticos naturais. Você pode encontrar extratos de ervas como hortelã, alecrim, manjericão, extratos e óleos essenciais de pétalas de flores e até extratos provenientes de casca, como o extrato de barbatimão. Algumas proteínas também são obtidas do reino vegetal, como é o caso das proteínas de milho, trigo e quinoa. Cosméticos ricos em vegetais, são denominados cosméticos vegetalizados.

Ativos Minerais

As argilas são as grandes representantes do meio mineral nos cosméticos. Elas são aplicadas nos cosméticos faciais e capilares e possuem diversas cores com propriedades diversas. Argila verde, rosa, vermelha, rhassoul e inclusive cristais de quartzo podem fazer parte desses cosméticos.

Ativos animais

Assim como os demais ingredientes, os compostos ativos animais podem fazer parte de cosméticos naturais. No entanto, não é permitido ingredientes que possam causar sofrimento animal. Alguns ingredientes de origem animal são mel, leite e proteína da seda. Ativos como tutano, não são permitidos visto que a sua extração é realizada com a morte animal. Isto quer dizer que, cosméticos naturais nem sempre são veganos, no entanto, são livres de crueldade e de testes em animais.

Como saber se o cosmético é natural?

Para saber se um cosmético é natural é necessário ficar de olho na composição. Alguns ingredientes são comuns em cosméticos não naturais.

  • CI: Corantes sintéticos. Cada código determina uma cor, como por exemplo, Cl 42090 é a cor azul.
  • Parfum: fragrância. Este tipo de ingredientes é associado a diversas alergias.
  • Methylparaben, Propylparaben: Conservantes parabenos. Alergênicos para algumas pessoas.
  • Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone: conservantes sintéticos.

Além de ensinar sobre o que é cosmetologia natural, separamos alguns cosméticos naturais para a pele, conheça as nossas dicas e saiba como escolher dentre as opções!

Como fazer cosméticos naturais?

É possível fazer cosméticos naturais para uso próprio, você sabia? Os cosméticos artesanais são feitos com ingredientes da natureza e possuem enormes benefícios para pele e cabelos. Para fazer cosméticos naturais, é possível buscar receitas na internet. Muitas possuem ingredientes simples. Você pode usar óleos vegetais, essenciais, manteigas, aditivos diversos e bases neutras. Deixamos abaixo duas receitas que preparamos para vocês: 

Agora você já tem todos os passos para começar sua rotina de cuidados naturais!