Com o aumento do número de materiais descartáveis nas prateleiras, surgiu a necessidade de se buscar formas alternativas de consumo menos agressivas para o meio ambiente. Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e divulgado em Março deste ano, o Brasil é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo e 99% desse material não é descartado corretamente. Nosso estilo de vida tem um grande impacto no meio ambiente e é claro que a responsabilidade deveria cair sobre os produtores, mas em um mundo com tanta compra e descarte, o que podemos fazer? Além de estar a par das políticas públicas e movimentos sociais que tem impacto na nossa legislatura, existem alguns hábitos que podemos mudar para deixar de produzir mais descarte desnecessário. Você ainda usa absorventes convencionais? Conheça as opções de absorventes ecológicos e confortáveis no mercado!

Absorventes Convencionais X Absorventes Ecológicos | Meu Cabelo Natural

Por que usar absorvente ecológicos?

Nós mulheres estamos acostumadas aos absorventes descartáveis comuns nas prateleiras de qualquer farmácia ou mercado, uma opção acessível, mas que contribui para esses danos. Assim como as fraldas de bebês, esses produtos contêm elementos químicos e materiais que, quando amalgamados, dificultam a reciclagem ou o simples reaproveitamento parcial de algumas de suas peças, e ainda demoram centenas de anos para se decomporem. Foi para solucionar ao menos um pouco dessa poluição plástica é que surgiram os absorventes ecológicos. Mas esta não é a única vantagem dos absorventes ecológicos. Eles são feitos para preservar a saúde da mulher e garantir naturalidade e conforto, sem o risco de alergias, entre outros problemas. Tipos de Absorventes Ecológicos | Meu Cabelo Natural

Absorventes de Pano Reutilizáveis

Criação antiga

Ao longo de sua vida, uma mulher utiliza em média 17.000 absorventes higiênicos e gasta por ano cerca de R$ 100 com absorventes. A principal vantagem ao absorvente reutilizável de pano está em seu valor econômico. Se considerarmos os absorventes reutilizáveis da marca Korui, em 2 anos, você economizou mais de 100% do valor que gastaria com absorventes descartáveis. Os absorventes de pano não são uma criação nova, ele já era usado a muitos anos, provavelmente por nossas avós antes da produção de absorventes de plástico. São confortáveis e práticos, podem ser lavados á mão (no chuveiro mesmo!) e não menos higiênicos por isso, além de super eficientes.

Dúvida sobre a performance dos absorventes de pano?

Ao contrário do tempo de nossas avós a tecnologia avançou muito e garantiu a criação de absorventes leves, funcionais, com um design confortável, hipoalergênicos e que duram muito! Segundo a Korui, seus absorventes atingem maior capacidade de absorção após 8 á 10 lavagens e são feitos de de PUL, um tecido impermeável e respirável confeccionado de forma ecológica (este material demora apenas 4 a 5 anos para se decompor). Diferente dos impermeáveis de nylon, o PUL é muito resistente, não rasga e dura muito. No que diz respeito a vazamentos, o uso dos absorventes Korui é bem parecido com o uso de descartáveis. Se trocados dentro de um período de tempo razoável, você nunca verá um vazamento! [caption id="attachment_1793" align="aligncenter" width="620"]África do Sul aluna recebem absorventes ecológicos | Meu Cabelo Natural Alunas de escola na África do Sul recebem kits de absorventes reutilizáveis (Foto: Stefan Heunis/AFP)[/caption] O uso de absorventes de pano não apenas traz muitas vantagens no nosso dia-a-dia, como tem facilitado muito a vida de várias mulheres principalmente em países onde a menstruação ainda é um tabu. Na África do Sul, muitas meninas de famílias pobres ainda são obrigadas a faltar a escola por falta de acesso a absorventes. Em 2015 a ONG "Project Dignity" (Projeto Dignidade) levou absorventes reutilizáveis e calcinhas, consideravelmente mais baratos do que os absorventes descartáveis vendidos nas farmácia, para distribuir em escolas de Lesotho e Swazilândia.

Calcinha Absorvente

A calcinha funciona da mesma forque que um absorvente de pano, possui camadas de tecido absorvente, evitando vazamentos e prometem mais sensação de conforto durante a menstruação, pois não têm a mesma espessura de um absorvente, marcando bem menos a roupa.

Copinho

Outra opção que se tornou bem popular é o coletor menstrual. Mais confortável e ecológico, também é econômico, pois pode ser reutilizado depois de esterilizado. Ele funciona como um absorvente interno, sendo introduzido na parte inferior da vagina. Não deixa cheiro e deve ser trocado a cada 8 horas.

Absorventes Orgânicos

Tanto absorventes externos quanto internos são feitos de materiais sintéticos que alteraram o pH vaginal, o que pode ocasionar mais cólica e um maior fluxo sanguíneo. Por isso, a Natracare elaborou os primeiros absorventes descartáveis feitos 100% com algodão orgânico. São biodegradáveis, livres de pesticidas e químicas desnecessárias. Absorvente Convencionais X Absorventes Ecológicos | Meu Cabelo Natural

Loja Consciente

Loja Online de Insumos naturais, veganos e sustentáveis para tratamento de cabelos, estética e cuidados com o corpo no geral. Acesse a sessão de produtos ecológicos e compre o seu absorvente e seja livre de verdade! Compre seus absorventes ecológicos agora mesmo! Meu Cabelo Natural Shop