Se você chegou até aqui, provavelmente já conhece ou ouviu falar das técnicas e produtos que enchem as parateleiras das perfumarias e lojas de cosméticos e que prometem fazer maravilhas aos seus cabelos.

Embora este conjunto de recomendações tenha demonstrado resultados incríveis para muitos cachos em nossa comunidade, o mundo dos cabelos cacheados está em constante mudança e você deve sempre se sentir à vontade para atualizar-se para se adequar ao seu cabelo.

Por isso decidimos apresentar uma versão atualizada e profunda das técnicas para você cacheada que já conhece ou planeja começar.

O que é No e Low Poo?

Antes de tudo, No e Low Poo aqui no Brasil é o nome dado a técnincas de cuidados capilares baseado em uma rotina de cuidados inicialmente criado para o público cacheado chamado “Curly Girl Method” (Método da Garota Cacheada) do livro de Lorraine Massey “Curly Girl: The Handbook” (O Manual da Garota Cacheada).

As dicas da Lorraine foram transformadas e adaptadas para as técnicas que conhecemos hoje que consistem em somente utilizar produtos que não contenham substâncias prejudiciais aos fios como o sulfato e componentem que causam acúmulo nos fios, difilcultando a limpeza, como: derivados de petróleo, parafinas, ceras, óleo mineral e silicones insolúveis.

O que significa No e Low Poo?

Quem é Lorraine Massey?

Lorraine Massey é uma cabeleireira inglesa que como muitas cacheadas estava cansada dos constantes alisamentos e da incapacidade dos estilistas de enxergar as necessidades e particularidades de um cabelo cacheado.

Além disso, ela foi criadora e coproprietária dos salões Devachan, bem como da marca de produtos para cabelos cacheados DevaCurl, comercializados também no Brasil.

Ela investigou e compartilhou com a gente através do seu livro todo o seu conhecimento sobre o mundo dos cachos, nos brindando com este conjunto de cuidados capilares que abandona hábitos prejudiciais por um regime mais saudável para cabelos naturalmente cacheados.

O que Lorraine dizia? Conheça o Método Curly Girl

A princípio, Lorraine nos alertou sobre os perigos de alguns componentes dos nossos produtos de uso diário como o sulfato.

“Primeiramente temos que olhar todos os produtos que colocamos no cabelo. Os sulfatos agressivos presente na maioria dos shampoos removem toda a hidratação dos nossos cachos os deixando ainda mais ressecados e mais frágeis do que eles eram antes.”- Lorraine Massey

Portanto, a primeira regra do método é use apenas produtos sem sulfatos. Ela destacou os mais agressivos e mais encontrados nos shampoos como sendo:

• Lauril Sulfato de Sódio
• Lauril Éter Sulfato de Amônio
• Lauril Éter Sulfato de Sódio

O problema do sulfato

Detergentes fortes como o sulfato removem a lubrificação natural do fio, expondo a cutícula aberta e permitindo que toda a hidratação escape. Muito além do ressecamento que isso causa, o cabelo cacheado é uma superfície seca e porosa que segura o shampoo repleto de espuma.

“Apenas um uso de shampoo com sulfato precisa de galões de água para enxáguar e nunca sai completamente, assim como detergente em uma esponja.” – Lorraine Massey

É o que torna o uso de sulfatos um desastre para fibras capilares, principalmente de cabelos cacheados.

Condicionadores

Na época ainda não existiam essa galeria de produtos sem sulfatos que conhecemos hoje, por isso a solução de Lorraine foi sugerir o uso de condionadores botânicos para a limpeza dos cabelos.

Condicionadores botânicos são aqueles que possuem alta concentração de ingredientes vegetais com potencial adstringente, como hortelã, capim-limão e alecrim. Lorraine dá preferência para produtos à base de plantas, pois são especialmente eficazes para cabelos cacheados.

Para saber se um produto contém esses ingredientes em uma boa quantidade, verifique se estão listadas na primeira metade da lista de ingredientes, senão a quantidade é pequena demais para ser útil aos seus cabelos.

E assim surgiu o primeiro No Poo – um condicionador que não faz espuma e faz a limpeza dos cabelos somente com o poder das plantas. Como o No Poo Original da DevaCurl, produto que Lorraine ajudou a criar na época em que ainda fazia parte dos salões DevaChan.

No Brasil usamos esse nome não para designar um produto, mas como a técnica de lavar os cabelos com o condicionador e os produtos ideais para isso são chamados de Condicionador de Limpeza ou do inglês Co-Wash (co=condicionador/wash=lavagem).

O que evitar no Método Curly Girl?

Silicone:

Esse material sintético é um ingrediente ativo comum em muitos produtos capilares. A função dele é a de lubrificar os fios e repelir água, logo, esse ingrediente age como uma capa em volta da cutícula, impedindo a absorção de umidade. Nesse sentido os silicones também acumulam nos cachos e dificultam a limpeza dos fios, além de não serem biodegradáveis.

Álcool:

Certos tipos de álcool causam ressecamento nos fios, ocasionando o frizz. Em produtos finalizadores o uso de álcool permanece por dias nos cabelos sugando a hidratação dos fios.

Parabenos:

Um conservante que costumava ser muito utilizado em cosméticos e que está gradualemente deixando as prateleiras. Entre os mais encontrados estão:

• metilparabeno
• propilparabeno
• butilparabeno

Seu uso não está diretamente ligado aos cabelos, ele impede o crescimento de bactérias nos produtos.

Então porque ele não é recomendado?

Existem estudos de especialistas de que os parabenos apresentam perigo para a biodiversidade marinha.

Juntamente, em 2004 surgiu um estudo que sugeria que o uso de parabenos supostamente causam riscos a nossa saúde como o surgimento de câncer de mama, mas ainda não existe uma resposta conclusiva por parte dos cientistas:

“Os parabenos podem penetrar na pele e agir como um estrogênio muito fraco no corpo – potencialmente ativando o crescimento de cânceres de mama com receptor hormonal positivo. Os parabenos foram encontrados no tecido mamário e no câncer de mama, mas isso realmente não significa muito. Os parabenos foram encontrados em muitos outros tecidos devido ao seu amplo uso.” Segundo a organização Breastcancer.org

“Embora o estrogênio desempenhe um papel no câncer de mama, não há evidências de que as pessoas que usam produtos contendo parabenos enfrentem um risco maior. (…) Os autores do estudo, que foi publicado na edição de janeiro-fevereiro de 2004 do Journal of Applied Toxicology, relataram que 18 de 20 amostras de tumor continham pequenas quantidades de parabenos. Mas isso não prova que os parabenos realmente causam câncer de mama.” De acordo com a Escola de Medicina de Harvard.

Ftalatos:

São usados ​​para manter a cor e preservar produtos de cabelo. Os ftalatos são um desregulador hormonal. Essas substâncias não agem da mesma forma que o estrogênio, mas podem perturbar o equilíbrio de outros hormônios que interagem com o mesmo, incluindo a testosterona.

Criando uma rotina de cuidados

Antes de mais nada o Método Curly Girl é sobre estabelecer uma rotina diária de cuidados capilares. De acordo com Lorraine este é o melhor jeito de manter o frizz e o ressecamento natural dos cabelos cacheados sob controle. Todos os tipos de cachos tem uma abordagem semelhante para limpeza e modelagem.

Após se livrar dos malvados sulfatos você pode se perguntar se o seu couro cabeludo vai ficar limpo sem espuma. Mas Lorraine garante, seguindo esses passos os seus cabelos ficarão limpinhos:

Lavagem

As técnicas No e Low Poo no Brasil

Seja porque a composição de nossos produtos é fundalmentamente diferente dos nossos colegas americanos (sim, até mesmo nossa DevaCurl tem a composição diferente) ou por diferenças de linguagem, as técnicas sofreram alterações quando chegaram em nossas mãos.

Como começar o Low Poo?

As regras se mantém, como não uso do sulfato, mas foi descoberto que alguns componentes dos nossos produtos capilares não podem ser lavados sem o uso de muita espuma. Este é o caso dos DERIVADOS DE PETRÓLEO.

Os derivados de petróleo são

Como começar o Low Poo?

O que não pode ter no shampoo?

O que são produtos liberados?

Como saber se um creme é liberado?

O que é liberado para Low Poo?

Quais os shampoos liberados para Low Poo?

O que é No Poo, Low Poo e Co-wash?

Como fazer No Poo e Low Poo?

Quem faz Low Poo pode fazer Co-wash?