Cuidar do cabelo oleoso ainda é um processo muito complicado. Existem pessoas que tentam lidar com isso há anos e mesmo assim não aprenderam um jeito certo de controlar a oleosidade, a não ser lavando todos os dias. Mas você sabia que higienizar os fios com muita frequência piora ainda mais o problema? Pois é!

Cuidados com o cabelo oleoso

Confira abaixo alguns erros que devem ser evitados:

Lavar o cabelo todos os dias

Lavar o cabelo todos os dias é a primeira alternativa que passa na cabeça de pessoas que sempre estão em busca de uma solução para acabar de vez com a oleosidade dos fios. Entretanto, remover a oleosidade diariamente poderá causar efeito rebote, fazendo com que os fios produzam mais óleo que o necessário.

O efeito rebote é basicamente um mecanismo de defesa do organismo. Ocorre quando tentamos melhorar algum sintoma e pioramos a doença tentando resolver.

Procure alternar a lavagem entre um dia sim e outro não. Mesmo que o seu shampoo seja liberado para low poo.

Shampoos com sulfatos

As pessoas estão optando por abolir o uso de sulfatos em sua rotina capilar pelo fato de que shampoos com o tal composto químico tem o poder de limpar muito os fios, fazendo com que os mesmos se tornem fragilizados e ressecados.

Isso acontece porque o sulfato é um agente limpante muito potente capaz de remover toda a oleosidade natural dos fios. Assim que o couro cabeludo percebe isso, ele irá produzir mais óleo como um meio de “proteção”. Além disso, o ressecamento do couro cabeludo é muito frequente nessa ocasião, causando alergia, coceira e descamação.

Shampoos antiresíduos devem ser usados apenas de 15 em 15 dias.

Se o seu cabelo continua oleoso mesmo no dia da lavagem, abandonar o lauril sulfato de sódio e seus derivados pode ser a solução dos seus problemas.

Tocar muito no cabelo

É comum tocarmos no cabelo quando bate um vento e bagunça ele ou quando a franja atrapalha a visão, porém mexer no cabelo toda hora pode deixá-lo ainda mais oleoso.

As bactérias estão por todo o canto, mas é normal que nossas mãos fiquem sujas facilmente por estarmos mexendo em várias coisas a todo o momento. Ao tocar no cabelo, você estará transferindo essa sujeira para ele e isso se resultará em muito óleo com o passar das horas. Fique atento!

Tomar banho com água quente

Quem não gosta de um banho quentinho em dias frios? É praticamente impossível lavar o cabelo em outra temperatura, principalmente se o seu chuveiro for um daqueles que o morno é semelhante a água da torneira.

Todavia, a água com temperatura elevada é um dos nossos piores inimigos quando trata-se de cuidados de beleza. Ela é capaz de machucar o couro cabeludo, produzir óleo em excesso na raiz e causar caspas. Como brinde, um belo ressecamento no comprimento dos fios e pontas espigadas.

Condicionador na raiz

Já ouviu aquela recomendação de que condicionador só pode ser usado no comprimento dos fios ou pontas? Talvez não seja tão necessário levar isso em consideração com produtos liberados para no poo (principalmente os naturais), mas é importante saber que você deverá massagear bem a raiz para evitar o acúmulo de resíduos. Principalmente na hora do co-wash, deve-se adotar o hábito de massagear os fios por 5 minutos, no máximo.

Se você não segue nenhuma técnica (low poo/no poo), é praticamente obrigatório evitar a aplicação do produto na raiz, pois ingredientes como a parafina líquida e óleo mineral não são recomendados para essa área, podendo causar ressecamento excessivo e queda em longo prazo.

Finalizadores oleosos

Cada cabelo reage de uma forma com determinados ingredientes. Existem sim cabelos oleosos que ficam melhores com um finalizador que possua óleo na composição do que com um “levinho”. Cabe a você determinar isso através de testes.

Contudo, alguns cabelos podem não ser tão receptivos assim aos óleos. O resultado é de um cabelo pesado, sem movimento e oleoso demais ao toque.

Se o seu cabelo estiver assim, procure entender um pouco sobre a composição do produto que estiver usando. Se tiver muito óleo na composição, talvez o problema seja esse e você precise conhecer outros componentes.

Alimentação inadequada

“Você é o que você come”. Sim, isso é muito clichê. Mas é totalmente verídico.

Às vezes procuramos soluções em shampoos, cremes, e diversos outros cosméticos, quando o real problema está na nossa alimentação incorreta.

Já comentei no post “5 produtos para pele oleosa” que não adianta você investir em um produto anti acne, se ingere alimentos gordurosos com frequência. Isso vale para o cabelo também, porque o nosso couro cabeludo também é pele.

Evite o excesso de alimentos que contenham muito tempero e outros como: carne e refrigerante.

Acúmulo de produtos

Um cabelo extremamente oleoso pode ser em decorrência de vários fatores. Talvez você precise retirar apenas um costume da sua rotina ou talvez seja necessário adotar todas as dicas. Mas, um dos maiores erros encontram-se sempre na lavagem.

Então, já parou para pensar que o seu cabelo pode estar com acúmulo de produtos?

Hábitos que causam acúmulo de produtos na raiz:

  • Não retirar direito o shampoo na hora da lavagem.
  • Aplicar condicionador com petrolatos na raiz.
  • Fazer co-wash com pressa.
  • Usar muito finalizador próximo a raiz ou diretamente.
  • Fazer umectação com óleos que não sejam vegetais.

Para remover todos esses resíduos e fazer uma boa limpeza no couro cabeludo, basta fazer um detox com argila de 15 em 15 dias ou pelo menos uma vez por mês.

As argilas são ótimas para substituir o shampoo antiresíduos. São naturais e possuem benefícios incríveis.

Em breve criaremos um post indicando alguns produtos para cabelos oleosos.

Acompanhe também o Instagram da loja @meucabelonatural para ficar por dentro de todas as novidades.