A pele recebe agressões de todos os lados diariamente. Considerada o maior órgão do nosso corpo, ela reage positivamente e negativamente com o que comemos também. Logo, não adianta você investir em produtos caríssimos para pele acneica se ingere alimentos gordurosos com frequência, ou ensebar o rosto de hidratante para pele seca se não bebe a quantidade de água necessária para manter o corpo hidratado.

Dependendo da finalidade que você procura, com produtos naturais o resultado esperado pode não ser tão imediato. Os tratamentos variam de 1 a 2 meses para obter uma solução visivelmente satisfatória em casos como: muitas manchas de acne, alergias severas, melasma, dermatite atópica, dentre outros. Todavia, uma das melhores decisões na vida é alimentar a pele com produtos que não contenham substâncias que possam ser nocivas a nossa saúde. Se você já faz parte dessa turminha, sabe do que eu estou falando.

Produtos naturais são àqueles livres de sulfatos, petrolatos, parabenos, BHT, BHA, EDTA, silicones, ftalatos…

Consulte sempre um dermatologista antes de qualquer tratamento. E se ele não for do tipo que recomenda produtos naturais, procure um que seja ou leve sua listinha de interesse e pergunte para ele se está tudo bem você iniciar uma rotina de cuidados com os produtos citados.

Cuidados com a pele oleosa

Acredito que boa parte da população tenha problema com pele oleosa. E quando seu diagnóstico é esse, o costume é lavar o rosto com frequência para manter a pele sequinha, porém muitos ainda não sabem que ao limpar o rosto, ela vai reagir produzindo mais óleo para repor aquilo que foi retirado. Então lembre-se que você não precisa lavar o rosto mais do que duas vezes por dia.

Além de uma alimentação equilibrada, é bom atentar-se aos cuidados estéticos. Principalmente se você tem tendência a ter muita acne na TPM. Redobre a atenção nessa época.

5 produtos naturais para pele oleosa

É importante conhecer a sua pele, testar produtos que contenham o ingrediente X e saber qual substância você se adapta melhor. Não digo isso para você sair comprando tudo que vê pela frente ou o que todo mundo indica. Faça com calma, no seu tempo. Se não der certo, troque com uma amiga. Mas é importante descobrir do que a sua pele gosta.

Sabonete

Falamos sobre não limpar o rosto mais que o necessário, todavia, não dispense o uso de um bom higienizante.

Esse sabonete da Multi Vegetal é ótimo tanto para pele sensíveis, quanto as oleosas também. E se a sua for oleosa e sensível, pode usar sem medo, pois ele não ressecará a sua pele.
Além de limpar o suficiente, sem exageros, ele acalma a pele irritada e ajuda a diminuir as espinhas.

Ativos principais: camomila, babosa, arnica e calêndula.

Tônico

Após a lavagem com o sabonete, mesmo após demaquilar a pele, o rosto ainda fica com alguns resquícios de maquiagem. O tônico ajuda a retirar esses restinhos de sujeira e a equilibrar o pH da pele para receber melhor os benefícios do hidratante que será utilizado a seguir.

Essa água biológica da Live aloe tem toque seco e você pode usá-la para amolecer e tirar a maquiagem, lavar com um sabonete na sequência e aplicá-la novamente. Além disso, ela também hidrata muito bem a pele do rosto (e corpo também). Se não quiser fazer o uso de um hidratante, tudo bem, mas recomendo não dispensar para obter um melhor resultado.

Ativos principais: aloe vera, folha santa e lavanda.

Argila verde

As argilas possuem inúmeros benefícios. Como o nosso couro cabeludo também é pele, muitas pessoas usam para se livrar de caspas, oleosidade excessiva, dentre outras anormalidades. Todavia, ela é ótima para o rosto também!

A argila verde é um poderoso agente de limpeza e desintoxicação da pele. Tem ação secativa e remove o excesso de oleosidade e todas as impurezas, tais como poluição.

Ativo principal: Kaolin.

Óleo essencial Tea Tree

Conhecido como melaleuca, esse óleo essencial tem diversas finalidades. Seu poder bactericida é benéfico desde desodorantes a produtos de limpeza.
Ao acrescentá-lo em sua máscara de argila, os resultados são redobrados. Além de possuir os benefícios citados da “argila verde”, ajuda a secar completamente a acne.

Ativo principal: melaleuca alternifolia.

Hidratante

Por último, mas não menos importante: nunca se esqueça de hidratar a pele após a lavagem. Quando pulamos essa etapa, a pele identifica isso como uma ameaça, e como dito lá em cima, ela produzirá mais óleo que o necessário.

A hidratação é fundamental. Esse hidratante da Cativa possui ação cicatrizante, adstringente e anti-inflamatória, ou seja, além de manter a saúde da pele em dia, você também controla as espinhas e combate a oleosidade.

Ativos principais: óleo de copaíba, extrato de sálvia e pracaxi.