Há alguns meses fui abordada para falar um pouco sobre o óleo essencial de alecrim, publicado em 25 de maio de 2018 aqui no blog Mundo Poo. Confesso que foi um assunto delicado, pois ainda estou pesquisando e estudando com calma sobre cuidados naturais.

Esses temas são conhecimentos tão gratificantes, porém uma pena não poder testar tudo que a gente sente vontade, não é mesmo? Isso é, dependendo muito da sua situação financeira e moderação de consumo.

Hoje venho lhes dizer que tive a oportunidade de falar sobre mais um óleo. Dessa vez não será um essencial e sim um vegetal: o óleo de rícino.

O que é e de onde vem

Originado através de uma planta chamada Mamoeira (ricinus communis L.) desenvolvida em diversas regiões do Brasil, onde as principais produções localizam-se na Bahia e no Ceará (existem boatos, porém sem afirmações concretas de que sua verdadeira origem é da Ásia ou África).

O fruto dado pela mamoeira é chamado de mamona ou rícino. São obtidos em tamanhos variáveis, com espinhos na parte externa e em seu interior avistamos sementes ovais e lisas.

Suas sementes são venenosas, por isso não devem ser ingeridas, pois mesmo em pequenas doses podem levar à morte.

Para fins medicinais, o óleo de rícino é extraído por prensagem a frio. Assim é possível obter um óleo límpido, incolor, livre de ricina e isento de acidez e impurezas. É este que utilizamos na área cosmética.

Já o para fins industriais, é obtido através da prensagem a quente das sementes, originando-se em um óleo límpido, brilhante, com no máximo 1% de acidez. Nesse ramo ele é utilizado na fabricação de tintas, plásticos, colas e também como matéria-prima de náilon e lubrificantes.

Propriedades

O óleo possui ácidos graxos que são essenciais ao organismo, pois fazem parte das membranas celulares e são precursores de mediadores da resposta imunológica e inflamatória.
Composto por 95% de ácido ricinoleico e os outros restantes de ácido linoleico, oleico e palmítico.

Comedogenicidade

Esse termo refere-se a uma avaliação onde utiliza-se a numeração de 0 a 5 para definir se determinado tipo de produto tem a capacidade de obstruir os poros. Quanto mais baixo for essa numeração, menos chances ele tem de causar acne e cravos na pele.
O óleo de rícino possui comedogenicidade de nível 1. Logo, quem sofre com acne não precisa se preocupar.

Medicamento

Seu uso mais conhecido nessa área é como laxante. Devido ao ácido ricinoleico que citamos nas propriedades, ao ser absorvido é transformado em prostaglandinas evitando os sintomas causados pela falta dessa substância.

Como não sou experiente no assunto, recomendo consultar um médico antes de escolher tomar essa providência.

O óleo de rícino não deve ser utilizado na cozinha como alimento.

Óleo de rícino na pele

Por conter ácidos graxos, o óleo de rícino é muito útil na hidratação da pele. Não melhora manchas porque não contém vitamina C, mas é capaz de penetrar profundamente e estimular a produção de colágeno e elastina, melhorando a aparência da pele. Contudo, suaviza linhas de expressão, reduz o aparecimento de rugas e estrias.

Também pode ser útil em casos de dermatite atópica por combater o ressecamento da pele irritada formando uma barreira que preserva a hidratação e previne a perda de água.

Quando sua máscara de cílios acabar, higienize a escovinha e guarde para reaproveitá-la. Feito isso, aplique um um pouco do óleo nas sobrancelhas para estimular o crescimento dos pelos e deixar os fios fortes e grossos.

Óleo de rícino nos cabelos

O óleo de rícino é capaz de combater infecções e fungos que poderiam atrapalhar o crescimento capilar. Quando usado diretamente no couro cabeludo ou misturado com shampoos, pode diminuir o aparecimento de caspas e controlar a oleosidade da raiz.

Pode estimular o nascimento de fios que possuem dificuldade para crescer. Além de fortalecer e evitar a quebra por ser capaz de permear as cutículas e ainda nutri o cabelo por completo.

O óleo não trata problemas genéticos, como calvície.
Na umectação, faça massagem com óleo de rícino na raiz e no comprimento utilize o óleo de coco. Essa junção trabalha no crescimento saudável, hidratação dos fios e brilho.

Dicas de uso

Para estrias: misturar com óleos leves, como o óleo de semente de uva ou de amêndoas doces para facilitar o deslizamento na hora da massagem.

Caspas, oleosidade, coceira e couro cabeludo ressecado: massagear o óleo diretamente no couro cabeludo e deixar agir por uma ou duas horas. Enxaguar, lavar com um shampoo de sua preferência e condicionar. Opção número 2: misture um pouco do óleo na palma da mão com um shampoo neutro (recomendo o da Flora Fiora, clique aqui para conhecer), aplique no couro cabeludo e deixe agir por 5 minutos.

Hidratação para cabelos secos e/ou com pontas duplas: uma colher de sopa e duas da máscara de tratamento que for utilizar. Lave o cabelo normalmente, aplique a mistura enluvando mecha a mecha e deixe agir por no mínimo 10 minutos.

Limpeza facial, hidratação e controle de acne: em um recipiente de vidro em cor âmbar (marrom escuro), misture a mesma proporção do óleo de rícino com óleo de girassol. Aplique na pele fazendo massagem até “derreter” toda a maquiagem e retire o excesso com discos de crochê ou uma toalhinha. Se desejar, lave com sabonete, tonifique e hidrate. Pode ser utilizado a mesma mistura para hidratar durante a noite ou amenizar/evitar a acne. Utilize em até dois meses.

Calmante pós-sol: passe um pouco do óleo em áreas que a pele estiver irritada após a exposição ao sol.

Fortalecimento das unhas ou hidratação de cutículas: aplique uma pequena quantidade por cima das unhas antes de dormir, faça uma breve massagem e retire pela manhã.

Cuidados ao usar

Pessoas com cabelos quimicamente tratados (tintura, descoloração, alisamento) podem fazer o uso do produto. Entretanto, é sempre bom fazer o teste de alergia antes de seu uso.

Não utilize antes da exposição ao sol, pois pode ocorrer irritação no couro cabeludo e na pele do restante do corpo podem surgir manchas.

Outra ressalva é que seu uso não é recomendado para gestantes.

Por via das dúvidas, consulte sempre um profissional.

Onde encontrar

Em farmácias é possível encontrar sua versão pura, mas tome muito cuidado. Sempre leia o verso da embalagem. O óleo de rícino é o único que deve conter na composição. Em embalagens internacionais, é conhecido como “castor oil“.

Na loja Meu Cabelo Natural também podemos encontrar algumas versões. Tem de 1 litro e também de 100 ml.

Fontes

elle.abril.com.br
www.ecycle.com.br
lookaholic.wordpress.com
blogcorpoidealsuplementos.com.br.