Texto colaborativo.
Kátia Barreto (É química, com especialização em cosmetologia)
Carla Carvalho (Entusiasta do meio ambiente e alternativas de sustentabilidade).

Me pego certa vez, refletindo entre No/Low Poo e meio ambiente, enquanto assistia um daqueles documentários do NetFlix sobre sustentabilidade. Demain (Tomorrow ou Amanhã) mostrava tudo que eu pensava sobre o mundo, de forma mais articulada, triste, porém cheia de esperança. Sobre o futuro do nosso planeta? Já se ouve muito sobre isto: aquelas notícias breves do jornal em que se fala sobre desmatamento, camada de ozônio, aquecimento da terra... Notícias breves, tão tímidas em meio as filmagens de violência e articulações político-partidárias.

Em Demain vi o quanto o No Poo e Low Poo eram presentes nas entrelinhas daquelas falas. Será que estas técnicas devem se resumir só ao nosso cabelo? Assim pensei. Temos uma responsabilidade tremenda com a nossa casa. Zelamos por ela, porque zelamos por nós mesmos. E o mundo? Não seria ele nossa casa maior?

O No Poo e o Low Poo surgiram como técnicas de tratamento para cabelos cacheados, abolindo o uso de derivados de petróleo dos cosméticos, por se tratar de compostos que possuem uma aderência maior nos cabelos, sendo mais difícil a sua retirada nas lavagens. Cabelos ressecados sofrem demais com o uso de shampoos comuns e são justamente estes shampoos que retiram os derivados de petróleo que acumulamos em nossos fios.

O petróleo: fonte natural não-renovável e cada vez menos disponível na natureza. Você já olhou ao seu redor quantas coisas provém deste líquido escuro? A gasolina é uma parte muito pequena do que você pode encontrar no seu dia a dia sobre ele.

No craqueamento do petróleo1 obtém-se muitos produtos, mas que de fato são usualmente utilizados na produção de cosméticos são a parafina líquida, óleo mineral, petrolatum, cera de ozoquerita, cerezina e cera microcristalina. Esses nomes na verdade são sinônimos para um mesmo composto, que é uma mistura, em sua maior parte, de hidrocarbonetos2. O que difere entre eles é a viscosidade, ou a forma de apresentação física, por exemplo a cera de ozoquerita (sólida) e a parafina (líquida). Nossos cosméticos estão repletos destes subprodutos do petróleo, por exemplo: Parafina Liquida se apresenta como Parafinum Liquidum, Petrolato como Petrolatum e Ozoquerita como Cera Ozokerite.