Em 2015 na época em que eu ainda mantia o cabelo liso quimicamente “tratado”, tive o interesse de testar alguns produtos da marca O Boticário antes mesmo de entender o que o meu cabelo precisava. Lembro que comprei o shampoo, condicionador e máscara da linha Monoi & Argan (da embalagem antiga), e desde aquela época nunca tinha parado para pensar: o que é Monoi? Aliás, alguém aí se preocupava em pesquisar do que os produtos são feitos e os benefícios dos ativos principais antes de fazer low poo e no poo? Confesso que eu não!

Muito se ouve sobre o óleo de amêndoa doceóleo de abacateóleo de argancoco… mas, monoi? O que seria monoi? De onde vem? Vamos aprender juntos.

Originadas na Polinésia Francesa, hoje vos apresento as Flores de Tiaré. Elas são conhecidas como Gardénia de Tahiti e para produzir-se o óleo de monoi, junta-se as pétalas das gardênias com o óleo de coco.
O processo de produção é feito com cocos que caem amassados das árvores e as flores são mergulhadas no óleo refinado e mantido por imersão por mais de um mês.

Imersão: Ação ou efeito de imergir(-se); ato ou resultado do processo de mergulhar (alguma coisa) em um líquido; submersão. Este processo do óleo de monoi é conhecido como maceração oleosa.

A palavra monoi significa “óleo perfumado” e durante séculos foi utilizado como remédio medicinal e também como um ingrediente na beleza, sendo um produto multifuncional.

Além de ser rico em ácidos graxos, é considerado um ótimo antioxidante por conter Vitamina E. Inclusive, é muito utilizado em cremes faciais anti-idade.

Monoi nos cabelos

Nos cabelos, ele age como um poderoso anti-frizz e também consegue tratar os fios desde a raiz (como o óleo de coco), pois tem a capacidade de penetrar nas cutículas conferindo hidratação, nutrição e reparação. Assim é visível a aparência de um cabelo macio, emoliente e com efeito “desmaiado”.

Shampoo Oro Argan Monoi – Bioderm (Low Poo)

Composição: Argania Spinosa Kernel Oil, Macadamia Integrifolia Seed Oil, Cocos Nucifera Oil, Gardenia Tahitensis Flower, Tocopherol, Disodium Laureth Sulfoccinate, Cocamidopropyl Betaíne, Disodium Cocoy Glutamate, Cocamide DEA, Citric Acid, Algae Extract, Sodium PCA, Hydroxypropyl Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Glycerin, Glycol Distearate, Sodium EDTA, DMDM Hydantoin, Ethylhexylglycerin, Parfum, Linalool, Aqua.

O ativo principal dele é o TripleÔmega 6.7.9 composto por óleo de arganóleo de macadâmia e monoi que juntos fortalecem os fios conferindo uma ótima nutrição reparadora e emoliência.

Ele libera uma quantidade de espuma alta durante a lavagem (sei que muita gente gosta), mas não se preocupe, pois ele é livre de sulfato e limpa satisfatoriamente de maneira suave, não resseca nem um pouco o cabelo e proporciona um brilho maravilhoso da raiz as pontas.

  • Gostaria de adquirir o Shampoo Oro Argan Monoi? Clique aqui.

Condicionador Oro Argan Monoi – Bioderm (No Poo)

Composição: Argania Spinosa Kernel Oil, Macadamia Integrifolia Seed Oil, Cocos Nucifera Oil, Gardenia Tahitensis Flower, Tocopherol, Panthenol, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Stearamidopropyl Dimethylamine, Citric Acid, Octadecyl Di-t-butyl-4-hydroxyhydrocinnamate, Ethyl Macadamiate, Peg-8 Caprylic / Capric Glycerides, DMDM Hydantoin, Ethylhexylglycerin, Parfum, Linalool, Aqua.

Segue a mesma proposta que o shampoo de somar os benefícios dos ômegas, porém com um importante acréscimo chamado PróVitamina B5 que é o nosso famoso Panthenol.

Componente que age fortalecendo os fios, repara a fibra capilar e forma um filme protetor leve para evitar a perda de hidratação.

Possui textura grossa e emoliente. Bom para quem gosta de desembaraçar o cabelo no banho.

  • Gostaria de adquirir o Condicionador Oro Argan Monoi? Click aqui.

Máscara Oro Argan Monoi – Bioderm (No Poo)

Composição: Argania Spinosa Kernel Oil, Macadamia Integrifolia Seed Oil, Cocos Nucifera Oil, Gardenia Tahitensis Flower, Tocopherol, Panthenol, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Stearamidopropyl Dimethylamine, Citric Acid, Octadecyl Di-t-butyl-4-hydroxyhydrocinnamate, Hydroxypropyl Starch Phosphate, PPG-3 Benzyl Ether Myristate, Glycerin; Caesalpinia Spinosa Gum; Hydrolyzed caesalpinia spinosa gun, Peg-8 Caprylic / Capric Glycerides, DMDM Hydantoin, Ethylhexylglycerin, Linalool, Hexyl Cinnamal, Parfum, Aqua.

Com óleo 100% arganmacadamia, monoi e Vitamina E.

A Vitamina E possui ação antioxidante que ajuda a manter os cabelos livres de danos, como por exemplo, a quebra.

Essa máscara se encaixa na etapa de Nutrição do Cronograma Capilar e serve muito bem como um tratamento potente.

Sabe aqueles dias que temos tempo de dar uma atenção extra aos cuidados capilares? Pois bem, seu efeito é notório após 10 ou 25 minutos de pausa (tempo de ação recomendado no verso da embalagem).

Com uma aplicação boa, ela tem o poder de desembaraçar facilmente os fios se resultando em um cabelo macio, bem cuidado e com um excelente brilho.

Todos os produtos citados você encontra na loja Meu Cabelo Natural

Fontes: ambientedabeleza.wixsite.com, www.dicio.com.br.