Os antigos egípcios já utilizavam a argila para suas limpezas de pele. Por conta das inúmeras propriedades benéficas e o aumento do uso dos cosméticos naturais para o rosto, muitas pessoas resgataram os conhecimentos milenares da argila e têm inserido este maravilhoso mineral nos cuidados diários com a cutis. 

Uma pele purificada, renovada, limpa, remineralizada e macia são alguns dos benefícios que a argiloterapia pode proporcionar para sua pele. Não faça a egípcia! Isto tudo é real! Acompanhe mais informações e conheça mais sobre as argilas! 

O que é argila?

A argila é um mineral resultante da sedimentação de rochas profundas que se apresenta em forma bem pequena como um pó e quando umedecida, forma uma pasta cremosa. Esta pasta é composta de diversos minerais que possuem bioafinidade com a pele. 

Elas podem ser de diversas cores e são extraídas de várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Possuem em sua composição um conjunto de minerais como cálcio, potássio, magnésio, sódio, e oligoelementos como silício, boro, alumínio, cobre, ferro, titânio, selênio, zinco e magnésio.

Vários estudos apontam para os benefícios das argilas para o rosto. Suas propriedades de remoção de sujidades da pele, oleosidade, toxinas, inclusive 

A argila é a mesma coisa que barro, porém o barro está em sua forma bruta com raízes e outros tipos de matérias orgânicas. Para uso na pele, a argila precisa passar por critérios da Anvisa que incluem inclusive purificação e estabilidade microbiológica. 

história da argila

Quais os tipos de argila para o rosto?

Os minerais presentes na argila, alteram suas propriedades na pele e inclusive sua cor. Cada argila possui propriedades diferentes para a pele e conhecer seus benefícios é essencial para uma melhor estratégia de como fazer o seu skin care. 

Argila Amarela: 

Essa argila é estimulante e tonificante. Ativa a circulação, absorve a oleosidade, reduz as manchas, trata as dermatites e a psoríase. 

Argila Azul: 

Esta argila está sendo muito comentada, por suas propriedades tonificantes da pele. Ela ainda é pouco conhecida no Brasil. 

Argila Branca:

A argila branca possui um efeito clareador. Mais suave. Pode ser utilizada por todos os tipos de pele e conta com propriedades cicatrizantes, antisséptica e absorvente.

Argila Verde:

Um estudo da Universidade Vale do Rio Verde mostra que a argila verde pode amenizar o aspecto de oleosidade, promove limpeza profunda, e funciona como adstringente e cicatrizante. 

Argila Preta:

Conhecida como fango ou lama negra, essa argila é rica em componentes anti-inflamatórios e ativa a circulação sanguínea. Dentre as argilas, essa é a mais difícil de ser removida. 

Argila Rosa:

Indicada para peles irritadas e avermelhadas, a argila rosa atua com efeito calmante. É a mistura da argila vermelha com a branca. 

Argila Rhassoul:

É exclusiva do solo do Marrocos. Segundo a Zeena, ela é remineralizante e mais suave. Ideal para peles secas, peles mistas ou sensíveis. Um ótimo benefício dessa argila é que ela limpa a pele sem ressecar

Como usar argila no rosto?

Separe 2 colheres de sopa de argila e utilize utensílios de cerâmica para preparação.
Será preciso fazer uma pasta com água mineral, hidrolato ou água filtrada. 

Deixar o produto agir por 15 minutos.

Para remoção recomenda-se o uso de esponja ou gaze embebida em água fria.

Pode ser utilizada de 1 a 2 vezes por semana. 

Após o uso da argila, pode ser utilizado produtos ao gosto, como sérum, óleo vegetal ou hidratante.

tipos de argila

Maiores erros de quem usa argila no rosto

A argila se popularizou bastante e apesar de fácil utilização muitas pessoas ainda erram no momento da aplicação. Confira os maiores erros de quem já faz uso de argilas para skin care. 

Não deixe a argila secar na pele

A argila forma um cataplasma na pele e para que ela possa absorver toxinas do rosto é necessário que se mantenha sempre úmida. Você pode utilizar um hidrolato ou água termal que são repletos de nutrientes. Estes líquidos utilizam a argila como veículo para permeação. 

Algumas pessoas secam a argila muito mais rápido que outras, mas isto está relacionado à variação de temperatura da pele de cada um. No geral, a argila deve permanecer até 15 minutos no rosto. 

Não use qualquer água para preparar a argila

A água é o veículo que forma junto com a argila uma lama densa. A água também penetrará na pele no momento que a argila for utilizada, então pense no componente que você deseja utilizar.

Recomendamos usar água mineral ou uma água filtrada. 

Algumas pessoas preparam toda a pasta de argila com hidrolato. Apesar de ser um investimento maior, este é o melhor dos mundos. 

Você pode também fazer um chá com a água filtrada, escolhendo uma erva com propriedades para seu tipo de pele. 

A pasta de argila não pode escorrer do rosto

Para economizar, muitas pessoas preparam uma pasta bem fininha de argila e água. Na naturopatia é indicada a aplicação de uma pasta densa no local e isto tem um sentido: a argila não pode escorrer na pele do seu rosto! 

Para que você se beneficie das suas propriedades é necessário que a argila fique intacta em uma parte de sua pele e forme uma camada estável. 

Receitas com argilas

Preparada para utilizar argilas em suas rotinas de cuidado facial? Confira estas receitas que separamos para você cuidar da sua pele! 

Máscara Facial Nutritiva 

Indicada para peles secas e maduras

  • 2 Colheres sopa rasa argila rhassoul;
  • 5ml Hidrolato de rosas;
  • Água mineral até formar uma pasta densa.

Máscara Facial Anti-oleosidade

Indicada para peles oleosas e com acne

  • 2 colheres de sopa rasa de argila verde;
  • 2 gotas de óleo essencial de hortelã;
  • Água mineral até formar pasta densa.

Máscara Facial Acne 

Indicada para peles com acne inflamadas 

  • 2 colheres de sopa rasa de argila preta;
  • 2 gotas óleo essencial de lavanda;
  • Água mineral até formar pasta densa.

Máscara Facial Peles Normais

Indicada para todos os tipos de pele, promovendo limpeza

  • 2 colheres de sopa rasa de argila
  • Chá de sálvia até formar pasta densa

E aí, conhece mais receitas de beleza com argila? Compartilhe com a gente nos comentários. E não deixe de acompanhar o nosso Blog e o nosso Instagram, dicas semanais de autocuidado e produtos de beleza.