A importância da higienização dos cabelos em tempos de covid-19!

A mídia tem divulgado incansavelmente os cuidados essenciais que devemos ter para bloquear o aumento de casos da epidemia do coronavirus (covid-19). Nós temos vivido momentos em que a palavra de ordem é os cuidados e atenção com a higiene das mãos e do nosso corpo. Porém esquecemos que os nossos cabelos podem ser um grande disseminador deste vírus.

O que é coronavirus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China e a doença recebeu o nome oficial de SARS-CoV-2, uma sigla para o nome completo em inglês “severe acute respiratory syndrome coronavirus 2” (síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2).

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem também causar infecção do trato respiratório, como a pneumonia.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre (Considera-se febre aquela acima de 37,8°)
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva
  • espirro
  • tosse
  • catarro
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

Higiene e a luta contra o coronavírus

Neste momento, os médicos e a organização mundial de saúde (OMS) orientam além do isolamento, a higienização como uma das principais medidas para conter o avanço do vírus.

Em primeiro lugar devemos pensar na higienização das mãos. O mais eficaz é utilizar água e sabão para fazer a higienização. Limpando por entre os dedos, entre as unhas e também higienização do antebraço.

O álcool é uma opção interessante para quem está na rua ou que precisa de uma higienização rápida em casa. O álcool pode ser utilizado em gel ou em liquido e é eficaz a partir de 60%. Porcentagens muito altas, evaporam rapidamente e acabam ressecando extremamente as mãos.

Os banhos com água corrente e sabão, limpam nossa pele de potenciais exposições ao vírus no ambiente e é importante para manter a saúde. Desta forma é aconselhável manter-se higienizado, mesmo com a higienização constante das mãos, sendo isto mais uma precaução de higiene para controlar a propagação da doença.

É Fake a informação que circula na internet sobre a necessidade de banhos muito quentes ou muito frios. A Organização Mundial de Saúde (OMS), atesta que não altera qualquer característica no organismo, além do que banhos quentes podem causar queimaduras.

Mas por que o sabão é tão eficaz contra o coronavírus? 

sabão é milenarmente produzido através de uma reação química entre uma gordura com uma substância alcalina, conhecido como processo de saponificação.
Sua composição química faz com que ele seja capaz de higienizar, eliminando micro-organismos, visto que é um produto que interage com o meio polar (com a água) e apolar (interage com a gordura). Por isto que o sabão limpa, porque ele faz conexão com a gordura através da parte apolar e com a água através da parte polar.

O vírus é envolto por uma camada Lipídica, que o protege como em uma cápsula. Esta cápsula viral é conhecida como Sars-CoV-2O, que é por sua vez composta por lípidos. O sabão quebra justamente está camada Lipídica, eliminando o vírus que se desativa sem sua camada Lipídica natural. 

Por isto o uso do salão e da água para higienização é tão importante. Leia mais!

Higienizar os cabelos com shampoo é super importante 

Lamentavelmente, nossos cabelos podem acumular vírus e micróbios. Não temos informações específicas de quanto tempo o coronavírus permanece em cima de determinadas superfícies, isto inclui nossos cabelos. Em meio a pandemia, os estudos estão voltados mais para a cura da doença. Desta forma higienizar é sempre a melhor opção. Você precisa neste momento interromper higienização com co-wash e apostar em máscaras de tratamento potentes após o uso do seu shampoo.

Nós sabemos que o shampoo, mesmo sem sulfato (low poo) costuma aumentar ressecamento em cabelos secos como os cacheados e crespos. Por isto, opte por máscaras que devolvam maior nutrição para seus cabelos após o uso do shampoo.


Confira algumas máscaras no site da Meu Cabelo Natural!


Produtos químicos naturais (vinagre ou óleo de tea tree)

Vinagre, óleo de tea tree e outros produtos naturais não são recomendados para combater os coronavírus. Poucos outros estudos descobriram que o vinagre é capaz de matar alguma fração significativa de vírus diversos. Embora o óleo de Tea Tree (melaleuca) ajude a controlar o vírus que causa o herpes labial, não há evidências de que ele possa matar o coronavírus.

Como fazer a higienização capilar adequadamente?

É necessário utilizar um shampoo (produto de limpeza espumante) para fazer a higienização dos cabelos. Shampoos low poo podem ser utilizados, assim como os conhecidos shampoos em barra que são justamente feitos através de um processo de saponificação (sabão), com ingredientes mais específicos para os cabelos.


Conheça alguns xampus sólidos na Loja Meu Cabelo Natural!

Cabelos oleosos:

Inicie a aplicação do shampoo na raiz, massageando bem em movimentos circulares. Aplique shampoo também no comprimento dos cabelos. Repita o processo se necessário.

Cabelos secos:

Inicie a aplicação do shampoo na raiz, massageando bem em movimentos circulares. Enquanto enxágua faça movimentos de cima para baixo até o final dos cabelos (enluvar), com a espuma que escore da raiz. Repita o processo se necessário.

Você pode adotar outras medidas além da limpeza 

Se precisar sair de casa, além de não passar a mão no rosto, sempre evite passar as mãos nos cabelos.
Uma boa pedida é utilizar lenços e turbantes para circular fora de casa.

Beleza x Saúde – A sua relação com os cabelos

Está mais do que comprovado que cabelos secos como os crespos e cacheados sofrem muito com os efeitos de sabões e detergentes. Por isto pessoas com cabelos com estas características optam por utilizar cada vez menos shampoos, substituindo por condicionadores de limpeza (no poo).

Neste momento de epidemia é importante o uso do shampoo nos cabelos, mesmo que o resultado seja um cabelo mais ressecado após o seu uso. O uso de máscaras de tratamento, amenizará este ressecamento. Intensifique os cuidados em casa com máscaras de nutrição.
Sempre temos a relação de beleza e saúde como contraditórias. É um bom momento de pensarmos esta relação como algo conjunto, que precisa sempre andar de mãos dadas.

Busque se informar com fontes confiáveis e desconfie sempre, você pode estar diante de uma Fake News!

Cuide-se

A loja Meu Cabelo Natural oferece opções naturais, veganas e saudáveis de custo acessível para a população. 
Estamos com a Campanha Cuide-se com produtos de, limpeza para pele e higiene pessoal com preços baixos, que vão proteger você e sua família! Se cuidem e fiquem em casa.