O que é “No Poo” e “Low Poo”?
“No poo” e “low poo” são técnicas de cuidados capilares que envolvem a utilização de produtos que não apresentem, em sua composição, substâncias nocivas à estrutura dos fios, como sulfatos, petrolatos e parabenos.
O objetivo inicial, aqui no Brasil, era atender ao público cacheado – o chamado “Curly Girl Method”, justamente por esse tipo de cabelo sofrer ainda mais com os efeitos de componentes nocivos à estrutura do fio. Naturalmente, o cabelo cacheado é mais poroso e seco, visto que as curvinhas dificultam o óleo natural da raiz alcançar o comprimento e as pontas das madeixas.
Nesse sentido, ambas as técnicas nasceram para cabelos cacheados, mas hoje se expandiram para todos os tipos de cabelo e, por mais que tenham o mesmo objetivo – preservar a saúde do fio – , elas consistem em diferentes propostas na prática. Entenda os produtos envolvidos cada um dos métodos:
Produtos usados na técnica “No Poo”
O método “no poo” corresponde à limpeza do cabelo “sem shampoo”. Isto é, nesta técnica, o shampoo é substituído por outro agente de limpeza mais suave e, consequentemente, menos invasivo.
Essa lavagem pode ser feita de diferentes maneiras, mas a mais comum é com condicionador ou creme de limpeza, normalmente desenvolvidos com agentes de limpeza leve ou ingredientes naturais de poder adstringente que, com o atrito manual da massagem no couro cabeludo, removem o óleo e as impurezas sem a espuma tradicional.
Os principais produtos que você encontra aqui para esta finalidade são os Co-washes, cremes de limpeza desenvolvidos especialmente para cabelos cacheados e crespos, que substituem o shampoo e tornam a limpeza mais suave.
Mas os condicionadores também são muito bem-vindos para a higienização, especialmente para quem tem os cabelos extremamente secos.
Após a higienização, todos os demais produtos Low Poo – com exceção do shampoo – são liberados também para o No Poo.
Produtos usados na técnica Low Poo
A técnica Low Poo é menos restritiva, porém ainda sim rigorosa na prática. Ela consiste na utilização de shampoos e demais produtos da rotina capilar que não contenham, em hipótese nenhuma, componentes agressores, como sulfatos, parabenos e petrolatos.
Dessa forma, a limpeza se inicia tradicionalmente com o shampoo sem sulfato, passando pelo condicionador, máscara, sérum etc, mas todos os produtos da linha devem ser liberados para a técnica.
As opções são inúmeras, e aqui no site você se depara com opções como:
- Shampoos sem Sulfato aprovados para a técnica Low Poo
- Condicionadores para No Poo e Low Poo
Hoje, praticamente todos os produtos da rotina tradicional de cuidados foram adaptados ao Low Poo, por isso, se você preza por utilizar ingredientes naturais em sua rotina, está no lugar certo.
Conheça todas as categorias dentro de Low/No Poo e diga “sim” a um cabelo mais hidratado!
Ver menos